Ir para o conteúdo

Dito & Feito: Alckmin vai dar tratamento de respeito à Zona Franca?

Alckmin vai trabalhar para mudar a imagem de que, no passado, quando ainda habitava o ninho tucano, era “ inimigo da Zona Franca de Manaus”

O deputado Serafim Corrêa (PSB) confirma que o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), vem mesmo a Manaus para discutir o próximo passo e desafios da Zona Franca de Manaus no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.

Alckmin vai trabalhar para mudar a imagem de que, no passado, quando ainda habitava o ninho tucano, era “ inimigo da Zona Franca de Manaus” .

Os adversários políticos de Lula no Amazonas – entre eles os ex-ministro dos Transportes no governo do PT, Alfredo Nascimento, hoje Bolsominion desde pequenininho  –, andaram resgatando velhos discursos na campanha à presidência em 2022, de para tentar prejudicar a candidatura petista. Não deu certo.

Na reta final de sua campanha, Lula fez questão de deixar claro a importância da ZFM para o desenvolvimento do Amazonas e da região Norte. E garantiu que seu governo iria  fazer todo o esforço necessário para manter a área industrial funcionando.

— Se ela for extinta e as empresas continuarem saindo, como algumas já saíram, podemos ter caos de desemprego na região – disse à época o então candidato.

Novo tratamento

O encaixa da Zona Franca na reforma tributária que tramita no Congresso Nacional será o principal alvo das conversações do vice-presidente com os empresários amazonense.

E ele não fez nada

E por falar em Alfredo, o ex-ministro afastado no governo Dilma, andou espalhando que no governo Lula o Polpo Industrial perdeu mais de 30 mil emprego.

*

Ué, por que ele não fez nada e não tentou impedir que o desastre acontecesse, já que era carne e cutícula com Lula e, posteriormente, com Dilma, hein?

Perguntar não ofende

Aliás, por que Nascimento – que agora é carne e cutícula com Jair Bolsonaro –, não correu lá com seu amigo e aliado e tentou evitar a punhalada no Polo de Concentrados que ferrou a Zona Franca?

CMA protegia golpista

O que era visível agora se com confirmou: o conluio de militares com bolsonaristas golpistas na porta do Comando Militar da Amazônia, antes um lugar inviolável, onde era possível se ler a “aqui reina o espírito imortal da infantaria”.

*

Nesta segunda-feira (16) pipocou em tudo que é veículo de imprensa que manifestantes que acampavam na porta de quartel em Manaus eram recebidos gentilmente pelo CMA,

A casa é sua

O bate bola era tão afinado que os golpistas podiam até mesmo guardar seus pertences no quartel.

As informações foram divulgadas por documentos da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas e da Procuradoria-Geral do Estado enviados à casa Civil e ao Judiciário logo após o cumprimento da ação pela PM.

O cerco a Bolsonaro ...

O que mais se ouve nos quatro cantos do país é uma frase só: o cumprimento da prisão de Anderson Torres “fechou o cerco contra Jair Bolsonaro”.

Após seu ministro da Justiça, Anderson Torres, ser preso, o ex-presidente agora verá o holofote da investigação sobre o terrorismo contra os Três Poderes se voltar para ele.

... Está se fechando!

Publica a Folha que a descoberta da Polícia Federal na casa de Anderson Torres, que está com a prisão decretada pelo envolvimento nos atos do domingo (8) em Brasília, acelera de forma dramática o fechamento do cerco jurídico a Bolsonaro.

*

“A minuta de um decreto de estado de defesa específico para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem nome e sobrenome: golpe”, diz o jornal.

Golpe deu xabu

Estado de defesa é um instrumento do presidente para casos extremos, mas pontuais, de instabilidade ou calamidade pública. “Pode servir para coibir um motim policial, ou para centralizar esforços em caso de uma grande enchente”.

Por trás da minuta

Mas, neste caso, a tal minuta tinha outro objetivo.

Anular a eleição ganha legitimamente por Luiz Inácio da Silva e perpetuar o “mito” – que de mito não rem nada – no poder. Mas Bolsonaro perdeu. De novo!

Mas, e o  Bolsonaro?

O jornalista Paulo José Cunha, articulista do UOL, fez uma pergunta pertinente em seu artigo publicado neste domingo (15).:

— Sim, houve 1 mil e quinhentas prisões, o que não é pouco, e mais de 1 mil golpistas terroristas bolsonaristas fascistas e outros istas permanecem presos. Sim, governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, foi afastado do cargo. Sim, o comandante da PM foi substituído e está preso. Sim, o secretário de Segurança do DF, ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, está preso.

*

— Mas…, e Bolsonaro, o mentor, o incentivador, o grande responsável por tudo o que aconteceu? Vai continuar impune, livre, leve e solto, passeando na Flórida e usando as redes sociais para manter acesa a chama da insurreição antidemocrata que turbinou os ataques aos três poderes basilares da República no dia 8 de janeiro?

Mais segurança

O governador Wilson Lima tem investido para reforçar a segurança pública.

Nesta segunda-feira (16), ele entregou mais 68 novas viaturas de quatro e duas rodas e outros 4 mil itens em equipamentos para auxiliar o trabalho das polícias Militar, Civil e Corpo de Bombeiros.

Combate nos rios

O governador também anunciou outras melhorias para a área da segurança, como a chegada de duas lanchas blindadas, ainda nos primeiros meses do ano, para reforçar o combate à criminalidade nos rios da região.

Varredura

A Jovem Pan decidiu demitir os comentaristas e jornalistas Rodrigo Constantino, Paulo Figueiredo, Zoe Martinez, Marco Antonio Costa, Fernão Lara Mesquita e o Coronel Gerson Gomes. A informação é do site Na Telinha.

Apoiadores do golpe

Recentemente, eles tinham sido afastados da emissora. A decisão foi tomada após o MPF instaurar inquérito contra a rede de rádio e TV por suposta divulgação de “fake news” e suposta “incitação” de “atos antidemocráticos”.

Suave veneno

Pois é, esse time da Jovem Pan zombou tantos dos jornalistas perseguidos, demitidos de empresas subservientes (não são todas) por pressão de Bolsonaro, que acabaram provando do próprio veneno.

PDT expulsa golpista

O vereador Vanirto Conrad (PDT) deve ser expulso do partido após ter sido apontado pela Polícia Civil de Santa Catarina como um dos líderes locais das manifestações, que sucederam a vitória de Lula (PT). As informações são do Jornal O Globo.

*

Carlos Lupi, presidente do PDT, confirmou que já tramita na Comissão de Ética da sigla um processo de expulsão de Conrad

Atos terroristas

PDT também apura se o parlamentar teve relação com as manifestações registradas em Brasília, quando as sedes do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal (STF) foram depredadas.

ÚLTIMA HORA

COM O PÉ DIREITO – 54% dos brasileiros afirmam confiar no presidente Lula

Lula na capa do New York Times: o Brasil volta a ser respeitado no mundo

De acordo com a pesquisa Ipec, divulgada nesta segunda-feira (16), 54% dos brasileiros afirmam confiar no presidente Lula (PT), que iniciou, neste mês de janeiro, seu terceiro mandato presidencial. Na pesquisa, 41% disseram que não confiam, e apenas 4% não responderam ou não opinaram.

A pesquisa Ipec também revelou que a maior parte dos que confiam no presidente são homens (59%), com mais de 60 anos (63%), que possuem escolaridade até o ensino fundamental (65%) e que moram na região Nordeste (77%).

O índice dos que não confiam é maior entre as mulheres (45%). Elas são jovens de 25 a 34 anos (46%), com ensino superior (49%) e moradoras da região Sul (53%). A pesquisa Ipec ainda apontou que 64% dos brasileiros afirmam que o governo do presidente Lula está no caminho certo, a partir da análise das decisões do governo nesse início de ano.

*

Outros 26% disseram que o governo está no caminho errado, e 9% não souberam ou não responderam. A pesquisa Ipec revelou que os brasileiros alimentam boas expectativas em relação ao terceiro mandato de Lula. Para 55% dos entrevistados, o governo Lula será bom ou ótimo. Já para 21% será ruim ou péssimo. Os que consideram que a gestão será regular são 18%.

ORGULHO

Na França, o tempo dos copos, pratos e talheres descartáveis chega ao fim

A França adotou uma medida para proteger a natureza.  Os restaurantes e lanchonetes do tipo fast food vai abandonar os descartáveis e passar a usar copos, pratos e talheres de material reutilizável e lavável. É a nova ordem no país para reduzir os dados à natureza e incentivar o desenvolvimento sustentável. Daqui para frente os cerca de 30 mil restaurantes e lanchonetes franceses que vendem 6 bilhões de refeições rápidas no país, por ano, não podem mais oferecer aos clientes embalagens, copos, pratos e talheres descartáveis. Pela lei que bane descartáveis, é preciso estar à disposição dos clientes embalagens, copos, pratos e talheres cujo material seja usado e lavado novamente.

VERGONHA

Damares e o assessor, homem-bomba, Wellington Macedo

Um dos três réus acusados de planejar um atentado em Brasília na véspera do Natal, o blogueiro bolsonarista Wellington Macedo de Souza, de 47 anos, está foragido e é alvo de duas ordens de prisão. Em prisão domiciliar desde 2021, ele acabou “denunciado” pela tornozeleira eletrônica que usava. Candidato derrotado a deputado federal nas últimas eleições pelo PTB, ele ocupou um cargo comissionado de assessor no Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, entre janeiro e outubro de 2019, durante a gestão da ex-ministra Damares Alves. Natural de Sobral (CE), o blogueiro é acusado de tentar explodir uma bomba em um caminhão nas proximidades do aeroporto de Brasília no último dia 24. Câmeras de uma loja e do próprio caminhão mostram o momento em que o carro de Wellington se aproxima do veículo para que Alan Diego dos Santos Rodrigues coloque a bomba. As imagens foram divulgadas ontem à noite pelo Fantástico, da TV Globo.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes