Ir para o conteúdo

Dito & Feito - Agora é o eleitor, a urna e a consciência

A campanha para as eleições municipais chegou ao final nos mais de 5,5 mil municípios do Brasil. Agora é só o eleitor, a urna e sua consciência.  E neste dia 15 de novembro de 2020, uma das maiores preocupações dos 19,3 mil candidatos a prefeito e 518,3 mil candidatos a  vereador  é convencer o eleitor a votar em plena crise sanitária provocada pelo novo coronavírus.

Por isso é justificável que até sexta-feira, 13/11, a 48 horas das eleições, os  candidatos concentravam suas forças na tentativa de conquistar os voto dos indecisos. A ordem era concentrar  as principais investidas nas redes sociais. Mas as ligações telefônicas e até carreatas também estavam valendo na batalha final em busca por votos.

Na última hora

Muita gente pode pensar que o temor é exagero, mas não é. Alguns políticos analistas alertam que ainda existe muito indeciso por aí, até na hora de votar.

De acordo com Melillo Dinis, analista do portal Inteligência Política, há uma expectativa de que, em alguns municípios, até 50% dos eleitores deixem para estas últimas horas a escolha do candidato a prefeito.

70% de indecisos

No caso das vagas para as câmaras de vereadores, o número pode chegar a 70% de indecisos. Por isso, os blocos de apoiadores vão lutar até o último minuto,  por meio das redes sociais  ou por telefone.

Eleitores vão às urnas neste domingo 

Nitroglicerina pura

Um torpedo  supostamente assinado por Hissa Abrahão (PDT) – ex-vice prefeito de Arthur Virgílio –, é nitroglicerina pura.

Na boca da urna da  eleição que vai eleger o futuro prefeito de Manaus, o texto acusa que o prefeito abandonou o candidato Alfredo Nascimento (PL) de quem era aliado até o início da semana.

Verdade ou baixaria?

A postagem que está assinada por Hissa, garante que Arthur fez acordo com David Almeida (Avante) e uma das exigências seria que eleito, ele afastasse Marcos Rotta (DEM) de qualquer ação da prefeitura e blindasse a vice de Alfredo, Conceição Sampaio (PSDB) no cargo de secretária.

Velha política

D&F vai omitir outras acusações porque elas são pesadas demais. Mas tanto Hissa, quanto Arthur, David ou o próprio Alfredo têm obrigação de vir a público dizer se o imblóguio procede ou não. Afinal, nesse admirável mundo novo não há mais lugar para esse tipo de política.

Campanha atípica

Ao fazer um balanço de sua campanha à prefeitura, em  plena pandemia do novo coronavírus,  candidato David Almeida (Avante) disse que foi uma “campanha atípica.

— Certamente foi uma campanha difícil, com muitas restrições, limitações e medo da Covid-19. Tudo novo, diferente do que tínhamos feito até aqui –, avaliou o candidato.

Olhos nos olhos

Candidato a vice-prefeito do capitão Alberto Neto (um dos candidatos de Bolsonaro), o empresário Orsini Oliveira também considerou a campanha foi mais difícil porque não conseguiu alcançar muitas pessoas sem o contato pessoal.

—  O político precisa passar a verdade nos olhos. A campanha digital ficou muito poluída, porque todo mundo foi pro digital. A campanha de contato ficou muito restrita devido o distanciamento e às regras.

Programa eleitoral

Somado a todas essas dificuldades, Orsine Oliveira aponta também como causa,  o desinteresse das pessoas no programa eleitoral. Realmente, os tempos mudaram!

Ônibus de graça

Se depender de transporte, não haverá abstenção na eleição deste domingo. Em dia de voto tem ônibus de graça. Foi o que decidiu o prefeito Arthur Virgílio, assegurando a gratuidade da tarifa do transporte coletivo público urbano.

— A exemplo dos pleitos anteriores, garantimos mais uma vez a gratuidade do transporte coletivo. É uma medida importante para facilitar a locomoção de quem precisa exercer seu papel de cidadão com a votação –, disse o prefeito.

Horário do buzão

As viagens com gratuidade de passagens estão previstas das 4h às 20h. Para o trânsito, também foi montado esquema especial para o dia do pleito.

É bom lembrar

Sendo assim, não há justificativa para deixar de votar. E, para quem esqueceu é bom lembrar: Pela Constituição Federal, o voto é obrigatório para pessoas com idade entre 18 e 70 anos.

Pense nisso, eleitor!

Atenção eleitor, não está na hora de fazer uma autocrítica sobre como tem sido seu voto os últimos anos?

Por exemplo, tem vereador aí – por uma questão de respeito não vamos citar nomes –, que está indo para o seu 9º mandato, quer dizer, 30 anos na política e nunca fizeram nada.

É hora de renovar

Não está na hora de parar de acreditar nesses políticos profissionais que estão no parlamento simplesmente pelo vil metal  e passar a renovar, colocando elegendo pessoas que, de fato, desempenham um papel na sociedade e que lutem por uma causa social?

Ramos no páreo

O deputado Marcelo Ramos (PL-AM) já  iniciou campanha pública para lançar seu nome à presidência da Câmara dos Deputados.

O parlamentar da  bancada do Amazonas está “cada vez mais bem posicionado no xadrez” das articulações internas da Câmara Federal pela sucessão do presidente da casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Mimos para o chefe

Ao menos e o que garante a Coluna do Estadão. De acordo com o jornal paulista, Marcelo ficou bem na foto depois de soltar uma frase de Ramos, na qual elogia o presidente Rodrigo Maia.

— Rodrigo Maia devolveu a casa a um patamar democrático e republicano. Mais importante do que discutir nomes de quem pode suceder ao atual presidente é o compromisso de manter o Legislativo nesse patamar –, diz trecho da publicação.

Pelas beiradas

Rodrigo Maia, adorou e Ramos entrou no game. Aliás, o amazonense se articula desde o ano passado visando o cargo. Vai ser difícil, mas ele tem chances de chegar lá se souber comer pelas beiradas.

Apesar de tudo...

Apesar dos tempos difíceis em que vivemos, Manaus começa a se preparar para o Natal. Ruas, avenidas e complexos viários de Manaus começaram a receber a ornamentação do “Natal do Abraço”, campanha coordenada pelo Fundo Manaus Solidária, da Prefeitura de Manaus.

...É Natal!

Há quatro anos, o “Natal do Abraço” busca espalhar as mensagens de fé, amor, gentileza e os bons sentimentos que são proporcionados pelo clima natalino.

— Sabemos que este ano tem sido difícil para muitas pessoas por conta da pandemia da Covid-19. Mas, essa atmosfera festiva e reflexiva é importante para que possamos sentir, verdadeiramente, o clima do Natal –, disse a presidente do Fundo Manaus Solidária, a primeira-dama Elisabeth Valeiko Ribeiro.

Jogou a toalha

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez um pronunciamento na tarde desta sexta-feira (13) para fazer uma espécie de prestação de contas das ações de seu governo para o combate ao coronavírus e anunciou parcerias com farmacêuticas para a produção de vacinas.

Um ponto específico de seu discurso, no entanto, chamou mais atenção: o mandatário sinalizou, pela primeira vez, que pode não ser o presidente do país no ano que vem, reconhecendo, indiretamente, a vitória do democrata Joe Biden nas eleições, já considerado presidente eleito pela mídia estadunidense.

ÚLTIMA HORA

A capa da semana da edição de IstoÉ está repercutindo nas redes sociais e virou um dos assuntos mais comentados no Twitter na manhã desta sexta-feira (13). A edição traz uma imagem do presidente Jair Bolsonaro, caracterizado de Coringa, personagem famoso do cinema e dos quadrinhos. Além disso, a capa traz os dizeres: “Inconsequente, irresponsável e insano”.

“Até que ponto pode chegar um presidente no desrespeito e descaso para com os brasileiros,  de quem debocha e faz pouco caso com ataques homofóbicos”, diz o texto. Internautas bolsonaristas criticaram a ação, enquanto críticos ao governo elogiavam a ação da revista.

ORGULHO

As eleições chegaram. E, como sempre, os políticos prometem de tudo para chegar ao poder. Por isso, se você quer o bem de sua cidade, e das pessoas que nela vivem, vote consciente. Vote com orgulho de saber que está fazendo o certo. Fique atento aos candidatos que são inimigos da Educação Pública, do Sistema Único de Saúde (SUS), da Assistência Social e da Segurança Pública. Os serviços públicos são essenciais, principalmente para os mais pobres, e devem ser defendidos de todas as formas. Estude quem são os candidatos a prefeito e a vereador que pedem o seu voto. Analise se são defensores ou inimigos dos serviços públicos. Verifique se o candidato tem projetos concretos para a melhoria do município. Não acredite em políticos que já estão no poder e nada fazem para melhorar as condições de vida do povo. O Brasil tem mais de 13,5 milhões de pessoas que vivem na extrema pobreza. Então, você não acha que já é hora de votar em candidatos que possam lutar honestamente para reverter esse quadro?

VERGONHA

As fake news, ou notícias falsas, e mentiras políticas inundam a internet nos últimos anos. Propagada majoritariamente por redes sociais, os conteúdos falsos, difamatórios ou levianos minam a democracia ao confundir o eleitorado. Além de ataques pessoais, a grupos sociais e partidos políticos, no Brasil as mentiras atacam o próprio sistema eleitoral. Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), revelou que notícias falsas sobre urnas eletrônicas estão entre as atualmente mais compartilhadas nas redes. O trabalho, intitulado “Desinformação On-line e Eleições no Brasil: A circulação de links sobre desconfiança no sistema eleitoral brasileiro no Facebook e Youtube (2014-2020)“, identificou 337.204 publicações sobre o tema no Facebook e 335.169 no Youtube no período estudado. Os conteúdos somam mais de 30 milhões de engajamentos, entre visualizações, compartilhamentos e outras interações.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes