Ir para o conteúdo

Dito & Feito: A vergonha brasileira no prédio da ONU

A passagem de Jair Bolsonaro por Nova York foi marcada por protestos de ativistas contrários ao chefe do Executivo brasileiro

Como em Londres, a passagem de Jair Bolsonaro (PL) por Nova York, nesta terça-feira (20),onde discursou na abertura da 77ª Assembleia Geral das Nações Unidas, também foi um desastre, marcado por protestos de ativistas contrários ao chefe do Executivo brasileiro.

Logo de manhã cedo ,Mais cedo nesta terça-feira (20), o grupo US Network for Democracy in Brazil (Rede nos Estados Unidos pela Democracia no Brasil) projetou o rosto de Bolsonaro no prédio da ONU com os dizeres 'Brazilian shame: Vergonha (brasileira)'. As imagens projetadas nas primeiras horas desta terça (20) trazem palavras como "vergonha", "desgraça" e "mentira" em quatro das línguas oficiais da ONU —inglês, francês, espanhol e mandarim—, além do português. “Não ficou por aí. À tarde, um novo e sarcástico protesto foi registrado, no Empire State Building – um dos edifícios mais famosos do mundo –, onde ativistas projetaram os termos 'Broxonaro' e 'Tchutchuca'. As provocações são uma alusão a quando um youtuber chamou o ocupante do Palácio do Planalto de 'tchutchuca do Centrão' e também ao discurso de Bolsonaro no 7 de Setembro, em Brasília, quando puxou o coro de 'imbrochável'.

Mais vexame

De vexame em vexame, Jair Bolsonaro encerrou sua campanha eleitoral custeada com recursos públicos no exterior.

Após a bisonha passagem pelo funeral da rainha Elizabeth 2ª em Londres, ele encerrou a “campanha eleitoral” no exterior na tribuna errada: o tradicional discurso do mandatário brasileiro na abertura da 77ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU),.

Óleo de Peroba

Mais uma vez Bolsonaro mentiu, dizendo tudo aquilo que não fez.

Na maior cara de pau, disse que seu governo “não poupou esforços para salvar vidas e preservar empregos” durante a pandemia, negar o avanço brutal da fome no Brasil e se vangloriar de o agronegócio nacional “alimentar um bilhão de pessoas ao redor do mundo”.

Então, tá!

Mentiu de novo ao dizer que eliminou a “corrupção sistêmica no governo” e que “dois terços de todo o território brasileiro permanecem com vegetação nativa, exatamente como quando o Brasil foi descoberto, em 1500”.

Saudação fascista

Bolsonaro encerrou o comício com a palavra de ordem “Deus, pátria, família e liberdade”, usada por líderes fascistas no passado .

O jornalista Jami Chade afirmou em sua coluna no portal UOL, disse que  o presidente brasileiro  chocou os governos estrangeiros por ter transformado a tribuna das Nações Unidas em palanque eleitoral.

Amazônia queima

Enquanto Jair Bolsonaro tenta encobrir a tragédia amazônica no seu governo, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, em seu primeiro discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, alertou o mundo sobre a devastação da Amazônia e a crise das mudanças climáticas.

— A Amazônia queima, senhores, enquanto vocês fazem a guerra e jogam com isso. A floresta, pilar climático do mundo, some com toda a sua vida. A grande esponja que absorve o CO² do planeta está evaporando –, disse aos presentes.

O predador

Numa indireta ao mandatário brasileiro, que disse na ONU que a floresta  Amazônia está intacta como Cabral encontrou em 1500, o presidente colombiano fez duras críticas aos “grupos” que destroem a natureza, em especial, a floresta amazônica.

— Destruir a floresta amazônica tornou-se um compromisso de alguns países, não importa o grito dado pelos cientistas –, arregaçou.

Judeus com Lula

O grupo Judias e Judeus pela Democracia lança nesta quarta-feira (21) um manifesto em apoio à eleição de Lula e Alckmin para a Presidência.

O documento, que já tem mais de mil assinaturas, critica o governo de Jair Bolsonaro e destaca que a candidatura de Lula "propõe uma política alinhada à justiça social e à garantia do Estado democrático de Direitos e da vida"

, diz o manifesto, divulgado pela coluna de Monica Bergamo, na Folha de S. Paulo.

Judeus com Lula 2

O manifesto mete o dedo na ferida.

E diz que  quando o projeto político é o ódio, o passo seguinte é o extermínio simbólico e físico. “Testemunhamos isso em diferentes momentos da história e sabemos as consequências da omissão, de falsas equivalências e da desresponsabilização diante da destruição das minorias políticas e religiosas e dos mais vulneráveis".

Reta final

Arthur Virgílio (PSDB) recarregou a bateria de seu exército de apoiadores para a reta final da campanha ao Senado.

Mais de 200 pessoas, entre coordenadores, candidatos, apoiadores e militância de rua, estiveram reunidos na noite de segunda-feira (19.9) no comitê eleitoral do PSDB-AM, no bairro Dom Pedro, para o ajuste final.

Agora é no corpo-a-corpo

O encontro também foi um momento de confraternização.

O compromisso das lideranças é intensificar o corpo a corpo e reconduzir Arthur de volta ao Senado.

— São pessoas que acreditam no que estão fazendo. Elas sabem o lado que escolheram, sabem os compromissos e a seriedade que temos com a nossa vida pública – disse o candidato.

Golpe no “zap-zap”

De olho  na desatenção dos mais de 2 bilhões de pessoas que usam o aplicativo WhatsApp para se comunicar por mensagens de texto e de voz no mundo, os golpistas vêm se especializando em invadir contas e ludibriar usuários.

Bobeou, dançou

No Brasil são quase 120 milhões de usuários aptos a cair nas armadilhas de criminosos, principalmente nos três golpes mais praticados no país contra o aplicativo da empresa Meta: clonagem,  conta falsa e  App espião.

Serasa ajuda

O Serasa lançou a série semanal Sempre Alerta para  ajudar o usuário a se proteger de fraudes por meio do monitoramento dos dados em tempo real.

Alertas de consultas e de outras movimentações no CPF e CNPJ mantém o usuário informado sobre a situação.  Saiba mais em: https://www.serasa.com.br/premium/

Lula dispara no Rio e SP

Agora Jair Bolsonaro pira de vez.

Pesquisas do Ipec, divulgadas nesta terça-feira, apontam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mantém a liderança na disputa pelo Palácio do Planalto em Minas e em São Paulo. No Rio, o petista está tecnicamente empatado com o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).

Dá-lhe, Lula!

Em São Paulo, Lula lidera com 43%, um ponto percentual a menos que na pesquisa anterior. Já Bolsonaro passou de 28% para 33%. Em Minas, o petista manteve os 46% da última pesquisa, enquanto o atual presidente oscilou um ponto para cima e registrou 31% das intenções de voto.

Cariocas recuaram

No Rio, reduto de Bolsonaro, o ex-presidente passou à frente numericamente do presidente, subindo de 38% para 41% das intenções de voto.

Bolsonaro, por sua vez, foi de 39% para 36%.

ÚLTIMA HORA

Comando Militar da Amazônia (CMA) convocado para garantir segurança das eleições

O Ministério da Defesa informou nesta terça-feira (20) que vai apoiar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o envio de tropas para garantir a logística de distribuição das urnas e a segurança das eleições. O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro.

O trabalho será realizado por meio do acionamento dos comandos militares do Norte, Nordeste, Oeste, Leste, Planalto e da Amazônia. O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e Comando de Defesa Cibernética (COMDCIBER) também vão participar da operação.

No sábado (17), o presidente do tribunal, ministro Alexandre de Moraes, atendeu ao pedido de tribunais regionais eleitorais e autorizou o envio de militares das Forças Armadas para reforçar a segurança do pleito em 568 localidades de 11 estados. A medida foi referendada, por unanimidade, pelo plenário do TSE em sessão de hoje (20) à noite.

ORGULHO

Justiça Federal do Rio de Janeiro autorizou uma mulher de 53 anos a plantar cannabis (maconha)  em casa para seguir com o tratamento contra insônia, depressão, ansiedade e gastrite. Na ação, a paciente comprovou os diagnósticos. O processo, que corre em segredo na 1ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, permite que a brasileira importe até 20 sementes de cannabis ao ano e cultive 10 pés da planta dentro da residência dela. Além disso, o salvo-conduto aprovado quinta-feira (15), garante que ela não seja alvo de prisão em flagrante pela produção da cannabis, nem tenha as plantas e sementes apreendidas pelas autoridades.

VERGONHA

Após passeatas de campanha de Bolsonaro e Lula, no domingo (18), um idoso foi espancado com socos no rosto após ser derrubado no chão de um bar de Areia Branca, no Rio Grande do Norte. O vídeo da agressão foi divulgado e os internautas apontam que a motivação é política. O homem, que veste uma camiseta amarela e lenço na cabeça com a bandeira do Brasil, seria bolsonarista. E a vítima, um apoiador do ex-presidente Lula. Mas ao contrário do agressor, ele não veste símbolos que identifiquem preferência política.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes