Ir para o conteúdo

Dito & Feito - A oito meses da eleição, PT já tem 6 pré-candidatos a prefeito de Manaus

Quem será o candidato do PT à prefeitura de Manaus? Confira os que querem concorrer.

Charge do Mário Adolfo

O PT publicou  uma resolução em setembro do ano passado determinando que as instâncias municipais firmassem consensos antes do fim de 2023. O que, na prática não ocorreu em várias cidades  importantes, entre elas   Aracaju, Belo Horizonte, Maceió, Fortaleza e Belém. Em Manaus não foi diferente. Assim como nas outras capitais, o Partido dos Trabalhadores do Amazonas ainda se vê diante do desafio de amainar brigas internas e driblar resistências antes de oficializar candidaturas. Em outras palavras, faltando oito meses para o pleito,  o couro come e ninguém vê, porque o arranca rabo tem sido nos bastidores.

Esse cara sou eu!...

Até o momento sabe-se que o diretório estadual do PT já contabiliza, pelo menos, seis pré-candidatos.

A saber, Valdemir Santana (presidente do partido), José Ricardo, Sinésio Campos,  Anny Moura, Luiz Borges  e Sassá da Construção.

Ninguém abre mão

Convenhamos, é muito candidato para pouco consenso.

E o que é pior, nenhum está disposto a abrir mão da candidatura.

Em cima da hora

Pela Lei Eleitoral, os partidos só podem definir seus candidatos nas convenções – em geral, faltando três meses para o pleito.

— Mas, como sempre, as coisas no PT só acontecem em cima da hora –, admite o ex-deputado federal Zé Ricardo.

Quem bate o martelo

O ex-deputado garante que, em nível nacional, não existe nenhuma “forçação de barra” em termos de nomes.

*

— Mas, por uma questão de estratégia política, que vai mesmo decidir o nome para candidato á prefeitura é mesmo a direção nacional – adianta, José Ricardo.

Fila do pão

Enquanto as algumas capitais as hostes petistas não se entendem, um grupo de trabalho eleitoral, monitorado pela direção nacional, vem percorrendo as cidades mais problemáticas para analisar o quadro e decidir futuramente quem é quem na fila do pão.

Fogueira de vaidades

E Manaus é uma das cidades onde, até o momento, não tem nada definido a não ser uma inflamada  fogueira  de vaidades e defesas de interesses pessoais.

Este amigo que vos fala!

Sabedor da peregrinação que a comissão petista vem fazendo pelas capitais, Zé Ricardo já se antecipa para fazer o seu comercial.

*

—  Mas eles estão conscientes de que em Manaus, quem está em primeiro lugar nas pesquisas internas do PT  é o Zé Ricardo. Mas nós não temos ainda uma decisão se o partido vai sair com candidatura própria -, antecipa o homem da kombi.

Lula não se mete

Um outro detalhe que os petistas do Amazonas já estão avisados é que, no primeiro turno das eleições municipais, Lula não pretende se envolver.

*

É que o presidente tem muitos aliados no Congresso e não seria inteligente  se envolver com esse ou aquele candidato, se indispondo com lideranças no Senado e na Câmara dos Deputados.

Direita volver

Amom, Alberto Neto, Roberto Cidade e David Almeida

Enquanto a esquerda patina na indecisão, a direita e o centro já dão como certas as candidaturas de David Almeida (candidato á reeleição), Amom Mandel (Cidadania ), Roberto Cidade (UB ), Alberto Neto (PL), Coronel  Menezes (PL).

*

Apoiadores do inelegível e imbrochável  Jair Bolsonaro, o capitão da extrema-direita.

Vai ou não vai?

A semana foi movimentada  com a notícia – que disparou como um estopim –, de que o prefeito David Almeida estava se transferindo para o Pl, com a intenção de abocanhar os votos da maioria bolsonarista de Manaus.

*

No meio do disse-me-disse, David mandou um recado pelas redes sociais negando que teria assinado a ficha do PL.

Omar manda recado

Mas ao saber das “ intenções” do prefeito – que apoiou a candidatura de Jair Bolsonaro a presidente –, o senador Omar Aziz disparou um míssil:

— Se ele fizer isso eu sou candidato a prefeito!

Olho no prazo

Só pra lembrar: de acordo com o calendário eleitoral, as convenções para definir candidaturas, terão que ser realizadas no período de 20 de julho e 5 de agosto.

Até lá, muita água vai passar debaixo da ponte.

Feminista, graças a Deus

Nesta sexta-feira (08), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, afirmou ser um “militante feminista de longa data”. A fala foi feita pelo magistrado durante palestra na PUC-Rio.

*

— Quem acompanha minha vida, no STF, saberá que minha secretária-geral é uma mulher, que a minha secretária-geral no CNJ é uma mulher, minha chefe de gabinete é uma mulher”, disse Barroso, em ocasião do Dia Internacional das Mulheres.

Madonna de graça

Madonna vem aí, em show gratuito , em Copacabana

Está confirmado. Depois de 12 anos, Madonna volta ao Brasil para um megashow histórico e gratuito na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no dia 4 de maio.

1 milhão de fãs

A pop star deve cantar para 1 milhão de pessoas, o maior público da carreira da diva do pop.

Madonna está atualmente em turnê com a Celebration Tour, que celebra os 40 anos de carreira da cantora.

Último show

A expectativa é que Madonna encerre a série de shows com a apresentação no Rio.

A última visita de Madonna ao Brasil foi em 2012, quando fez shows em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Copacabana contra Madonna

A notícia divulgada esta semana, confirmando

do que Madonna fará uma apresentação gratuita na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no dia 4 de maio, deixou seus fãs em êxtase. Porém, nem todos gostaram da novidade.

Aqui não!

A Associação de Moradores de Copacabana (Amacopa) teria ingressado na Justiça com uma ação, que tem o objetivo de impedir a realização do evento no bairro.

ÚLTIMA HORA

PARINTINS PARA BRASÍLIA VER – Garantido e Caprichoso faz Brasília danças ao som das toadas

Garantido em Brasília


Garantido e Caprichoso, os  bois bumbás de Parintins, encantaram  os participantes da 4ª Conferência Nacional de Cultura, realizada nesta quinta-feira (7) no  Centro de Convenções Ulysses Guimarães,  em Brasília

Toadas clássicas e atuais dos dois bois tornaram o espetáculo ainda mais envolvente, instigando a curiosidade do público de vários cantos do Brasil, pelo Festival Folclórico de Parintins. Entre as diversas manifestações artísticas, representando a cultura dos estados brasileiros, como, maracatu, carimbó, capoeira, rap e o hip-hop, a riqueza cultural do Amazonas foi evidenciada pelos bois-bumbás.

*

O gerente de eventos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Denis Carvalho, um dos responsáveis pela direção da atração, disse que o ponto de partida foi a união entre os bois, em seguida, deixar fluir a rivalidade entre eles, para que o público escolhesse o seu boi preferido.

ORGULHO

No Dia Internacional da Mulher, 08 de Março, a ministra Carmen Lúcia, do STF, fez um alerta:

— Dizem que nós fomos silenciosas historicamente. Mentira! Nós fomos silenciadas, mas sempre continuamos falando, embora muitas vezes não sendo ouvidas.

A advertência da ministra foi feita um discurso de homenagem à data, no pleno do STF. Carmen Lúcia

é a única mulher entre os ministros da Corte e alertou que é preciso promover promoção a paz, em especial no ambiente doméstico, para o público feminino.

VERGONHA

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), eleito presidente da Comissão de Educação na Câmara dos Deputados, não apresentou nenhum projeto de lei sobre o assunto desde que assumiu o cargo no Congresso Nacional. Nikolas, que é conhecido pelo apoio ao bolsonarismo, com defesa de pautas extremistas, além de que está sendo investigado pela PF e pode até ser preso, por ofensa ao presidente Lula.  Fundador do Partido Novo, do qual se afastou, João Amoedo, fez pesadas críticas à escolha do polêmico deputado Nikolas Ferreira (PL) para presidir a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

— Um deputado sem nenhuma experiência com o tema e que busca relevância apenas com polêmicas”, afirmou Amoedo. Ele sugere que os líderes partidários pressionem o PL para “reverter essa nomeação e indicar um nome adequado.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes