Ir para o conteúdo

Dito & Feito – A cada 5 metas, Bolsonaro cumpriu uma

O presidente Jair Bolsonaro completará nesta quarta-feira (10) cem dias de mandato. Políticos, analistas e pesquisadores costumam usar esse período como um marco do início de um governo, para se ter uma ideia mais clara das primeiras ações de um presidente e o que elas indicam. No entanto, esses estudos apontam que apenas uma em cada cinco metas de Bolsonaro foi totalmente cumprida.

No quesito popularidade, Bolsonaro tem uma marca negativa nos primeiros cem dias. Uma pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste domingo (7) indica que ele é o presidente eleito para primeiro mandato com o maior nível de rejeição popular após três meses de governo, desde a redemocratização.

O pior índice

Bolsonaro é quem tem o maior índice de “ruim ou péssimo” e o menor de “ótimo ou bom”. Essa comparação é feita com Fernando Collor (1990), Fernando Henrique Cardoso (1995), Luiz Inácio Lula da Silva (2003) e Dilma Rousseff (2011). 

13, 1 milhões sem emprego

Aos 100 dias, o governo está longe de  superar os graves problemas que afetam o país. Notadamente o desemprego, que, segundo o IBGE, atingiu no trimestre encerrado em fevereiro 12,4%, ou 13,1 milhões de pessoas.

Quadro sombrio

Não somente não houve redução do desemprego, quando comparado com o mesmo período de 2018. Assim  como não se vislumbram medidas para a retomada do crescimento ou da ampliação da rede de proteção social para esses cidadãos em situação de grave necessidade e desalento.

Vereadora na mira

São muito graves as denúncias feitas pela vereadora de Tonantins Suelem Lofiego, ontem na Assembleia Legilstiva. A parlamentar botou a boca no trombone e disse que vem sofrendo ameaças de morte, após denunciar irregularidades no pagamento no Fundeb aos professores do município.

Lofiego esteve na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), ontem (09), onde pediu ajuda ao parlamento.

Faixa liberada

Está liberado, desde as 8h desta terça-feira, 9/4, a Faixa Exclusiva da avenida Mário Ypiranga Monteiro. Ao menos durante a construção de duas passagens subterrâneas na avenida Constantino Nery.

Fuja da muvuca

De acordo com a Prefeitura de Manaus, a  medida vai proporcionar mais uma opção de circulação para condutores que optarem pela avenida, como alternativa de itinerário em direção ao Centro da cidade. Isso deve evitar o tráfego no trecho em obras da Constantino Nery.

Coração de estudante

Os 150 anos de fundação do Colégio Amazonense Pedro II, o tradicional Colégio Estadual, serão comemorados em sessão especial, nesta quinta-feira (11), às 13h, no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Ginasianos

Durante a sessão serão homenageados os ex-ginasianos Osiris Silva, Maria de Araújo Tetenge, Nora Benchimol, Maria Zildeth Botelho, Francisco Carlos Roque de Castro, Cornélio Araujo da Veiga, Cinthya Amorim dos Santos e  Omar Aziz.

Adivinhe quem vem

Estudar no Colégio Estadual em décadas passadas era motivo de orgulho. A turma de 1968, por exemplo, até hoje mantém, próximo ao NataL, UM encontro denominado “ Adivinhe quem vem para o jantar”, que reúne os ginasianos daquela turma há mais de 37 anos.

O título do encontro  é baseado no clássico do cinema, a comédia romântica “Adivinhe quem vem para o jantar”, estrelado por Sidney Poitier.

Parceria com a Noruega

Amazonas e Noruega estão em entendimento para desenvolverem parceria e estratégia de desenvolvimento  sustentável. Esse foi o foco do encontro do governador Wilson Lima, ontem, com o, o embaixador da Noruega no Brasil, Nils Martin Gunneng.

Floresta em pé…

Wilson destacou as ações do Estado para preservação da floresta, mas deixou clara a necessidade de promover desenvolvimento econômico e social, principalmente no interior.

... Mas com desenvolvimento!

“O nosso desafio aqui é transformar esse cuidado com a floresta em retorno para quem não pode derrubar uma árvore e precisa sobreviver”, observou o governador.

EM ALTA 

Foi um desafio e tanto para alunos da equipe de robótica da Farmington High School, nos Estados Unidos. Eles construíram um carro de brinquedo modificado para Cillian Jackson, 2, que não pode andar.O garoto de Minnesota agora se movimenta em grande estilo, graças aos estudantes. Seus pais souberam  que cadeiras de rodas motorizadas custam mais de 1 mil dólares, quase 4 mil reais. Foi então que os pais procuraram a equipe de robótica da Farmington High School e perguntaram se os estudantes estariam dispostos a assumir o projeto.

EM BAIXA

Educadores avaliam que  os estragos que ex-ministro da Educação , Ricardo Vélez Rodríguez e a turma  ligada a Olavo de Carvalho causaram no MEC levará 50 anos para ser consertado.. Os desmandos e o descontrole emocional do ex-ministro  já provocou 15 exonerações em pouco mais de 80 dias e coloca em risco um tema fundamental para o desenvolvimento de qualquer país: a Educação. Sem educação de qualidade não se chega a lugar algum. É a base para o desenvolvimento.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes