Ir para o conteúdo

Dito & Feito: 31 DE MARÇO DE 1964 - Um ano pra não ser lembrado!

O Exército não fará a divulgação da mensagem de aniversário do golpe militar de 1964, que deu início a uma ditadura de 20 anos no Brasil

O Exército não fará a divulgação da mensagem de aniversário do golpe militar de 1964, que deu início a uma ditadura de 20 anos no Brasil.

A determinação é do comandante do Exército, general Tomás Paiva, que decidiu que neste ano não haverá a leitura da Ordem do Dia alusiva ao dia 31 de março, aniversário do golpe militar no Brasil. A decisão de não divulgar uma mensagem pela data, segundo fontes da caserna, se deve a uma interpretação do comandante de que "o normal era não existir".

Tomás Paiva, mais uma vez, usa do bom senso e da civilidade. Comemorar o golpe – tão sangrento quanto os da Argentina e Chile –, é como reabri velhas feridas, como tortura, censura, desaparecimentos, repressão e violência.

Escolhido para substituir o general Júlio César Arruda, demitido pelo presidente Lula depois de 20 dias no cargo, o novo comandante tem dito aos seus subordinados que o momento é de "retomada da confiança" e busca de pacificação. A decisão, portanto, seria um aceno ao governo do petista.

Tempos sombrios

A chamada de Ordem do Dia 31 de Março foi publicada em alguns momentos da história pós-ditadura.

Exceto nos governos de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), quando foi cancelada pela primeira vez, em 1995, e de Dilma Rousseff (PT).

*

Aliás, Dilma nem poderia homenagear tempos tão sombrios. Na juventude, ela foi uma das ativistas brutalmente torturada pela ditadura.

Memórias de sangue

Bem a propósito, a Comissão de Anistia, agora sob o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), voltará, a partir do dia 30 de março, a analisar os pedidos de indenização de vítimas e presos políticos durante a ditadura militar.

Presa e torturada

Dilma Rousseff foi presa e torturada nos porões da ditadura

Vinculada ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, a comissão também vai rever, em data ainda não marcada, a indenização negada pela gestão Bolsonaro à ex-presidente Dilma Rousseff (PT), que foi presa e torturada durante a ditadura militar.

*

O órgão vai reavaliar todos os casos que foram negados pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), que diversas vezes se pronunciou a favor do golpe militar.

Apuí isolado

O município de Apuí corre o risco de ficar isolada por estrada, prejudicando o setor primário do Estado.

O alerta foi feito da tribunal da Assembleia legislativa pelo deputado estadual Roberto Cidade (UB), que denunciou a falta de condições ideais de trafegabilidade na rodovia BR-230.

Fala Denit

Para evitar o caos, Cidade enviou requerimento ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) solicitando intervenção na rodovia, que é de responsabilidade federal.

Vai faltar energia

Disse o presidente da Casa que Apuí corre o risco de ficar isolada por estrada, prejudicando o setor primário do Estado, já que o município é um importante produtor de gado de corte, leite e derivados.

*

—  Além disso, sem condições de trafegabilidade pode vir a faltar combustível

no município, afetando até mesmo a termoelétrica local e isso pode deixar os 22 mil habitantes da cidade sem energia elétrica.

Lembrando Mazoca

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco também acompanhou o voto de pesar apresentado pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM) em razão da morte de Amazonino Mendes, morto no último dia 12os 83 anos.

*

Segundo Eduardo Braga, Amazonino criou, ao longo de sua vida pública, um "forte vínculo afetivo" com a população do estado, com obras e programas voltados para a população mais carente.

Golpista Segue em cana

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes decidiu nesta quarta-feira (1º) manter a prisão preventiva de Anderson Torres, investigado no inquérito dos atos golpistas que aconteceram no dia 8 de janeiro, em Brasília (DF).

*

Na data fatídica,  apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) invadiram o Planalto, o Congresso e o STF. A Procuradoria-Geral da República (PGR) havia pedido a continuidade da prisão.

Golpe planejado

Em 12 de janeiro, Torres foi alvo de uma operação da Polícia Federal, que encontrou um documento com estratégias para questionar o resultado da eleição.

De acordo com a CNN Brasil, a PGR disse que a minuta do golpe estava "muito bem guardada.

*

O documento criminosos estava em uma pasta do governo federal e junto a outros itens de especial singularidade, como fotos de família e imagem religiosa", não se tratando de algo que seria jogado fora, como alega o acusado.

Fenômeno bloqueado

Ronaldo "fenômeno" tem contas bloqueadas pela Justiça

As contas bancárias do ex-jogador Ronaldo Nazário, o Fenômeno, foram bloqueadas pela Justiça de São Paulo.

A decisão foi tomada em um processo movido pelo Upper Fundo de Investimento em Direitos Creditórios.

Sociedade maldita

O fundo cobra das empresas Fergo Comércio Atacadista de Bebidas Ltda e Liv Drinks Distribuidora de Bebidas o pagamento de uma dívida de quase R$ 1 milhão (R$ 964 mil).

*

O problema para o ex-camisa 9 é que ele é sócio da Liv Drinks e, por isso, a Justiça determinou que seu nome fosse incluído no processo de cobrança.

Aí vem o PIS/PASEP

Os pagamentos do PIS/PASEP relativos ao ano-base de 2021 já começaram a ser pagos em 2023.

O próximo lote do PIS será pago no dia 15 de março aos nascidos em março ou abril, assim como aos servidores públicos com número de inscrição no PASEP com final 1.

*

O valor do abono salarial é proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base.

ÚLTIMA HORA

FIXAÇÃO – Combater as ONGs é a grande bandeira do mandato do senador Plínio Valério

Perseguir ONGs virou fixação para o Senador Plínio Valério (PSDB-AM). Neste terça-feira (28), o tucano de Eirunepé anunciou que já reuniu assinaturas suficientes para apresentar novo pedido de criação de comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar denúncias sobre ONGs na Amazônia. Ele ressaltou que “nem todas essas organizações que atuam na região praticam irregularidades.”

Ao justificar o pedido da CPI, o senador destacou uma série de denúncias levantadas ao longo dos últimos anos. Para o senador, “motivos mais do que justos comprovam a absoluta necessidade de uma investigação sobre as ONGs que operam na região”.

*

— Presidente Rodrigo Pacheco, a nossa CPI das ONGs dormitou por três anos. Foi lida na ocasião pelo então presidente desta Casa, Davi Alcolumbre. Faltava apenas que os líderes de bancada indicassem seus membros. Não foi feita em três anos. Foi para o arquivo, mas está reativada. Eu espero agora, presidente Pacheco, que ela ocorra. Aí a gente poderia até dispensar essa Comissão Temporária Externa, há pouco criada para investigar a situação dos ianomâmis. Uma CPI tem muito mais força para investigar a real situação desses indígenas –, argumentou o senador em pronunciamento.

ORGULHO

Agora é proibido: Acabou o uso de animais nos laboratórios. Ainda bem!

Uma boa notícia: o governo brasileiro acaba de proibir o uso de animais para testes, pesquisa, desenvolvimento e controle de cosméticos, produtos de higiene pessoal e perfumes.

As novas regras saíram no Diário Oficial da União desta quarta, 1º de março e entram em vigor imediatamente.

“A resolução terá um impacto muito positivo, pois responde a uma demanda da comunidade em geral, das sociedades protetoras dos animais, indústria e cientistas, e vai ao encontro da legislação internacional, como da comunidade europeia”.

VERGONHA

Marcelle Oliveira, diarista humilhada por tentar esquentar almoço

A faxineira Marcelle Oliveira, de 34 anos, abandonou uma diária de limpeza quando estava na metade do serviço por ser proibida pelo cliente de usar o micro-ondas da residência para esquentar uma marmita que trouxe de casa. Segundo a mulher, o homem, de cerca de 55 anos, informou à ela que o aparelho era destinado apenas aos moradores da casa. O caso ocorreu em Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, na segunda-feira (27/2).

-  Estou indo para minha casa, larguei a faxina para lá. Não poder esquentar meu almoço, que isso! Gente, diarista ou faxineira é ser humano igual a vocês. Não adianta ser doutor e não ter educação e respeito pelos outros -, desabafou Marcelle no perfil que mantém no Twitter para compartilhar as vivências diárias como faxineira, mãe solo e mulher negra. A publicação tem mais de 51 mil curtidas e 1,4 milhão de visualizações e causou revolta nas redes sociais.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes