Ir para o conteúdo

Começa operação para salvar o que resta da Santa Casa

O governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, iniciou neste sábado, 19/07, com uma ação de limpeza, a operação de salvamento do prédio da Santa Casa de Misericórdia, no Centro de Manaus.

A ideia é evitar que a depredação tenha continuidade. Para isso, a SEC vai proteger o prédio com tapumes e evitar a novas invasões, que vinham sendo feitas por marginais e viciados em drogas.

Trabalhadores chegaram ao prédio na manhã deste sábado

“Por enquanto estamos apenas tentando salvar o que restou do prédio”, explica o secretário de Cultura, Robério Braga. “O que vai acontecer daqui para a frente será uma decisão da justiça”.

A Santa Casa, onde o hospital funcionou por mais de 100 anos, foi desativada em 2004, quando passou a ser invadida, saqueada e depredada. Até uma pessoa foi encontrda morta em seu interior.

Em junho deste ano, a Justiça do Amazonas resolveu intervir no processo de depredação do prédio, determinando que a restauração da Santa Casa de Misericórdia tivesse início em 10 dez dias.

“Foi uma decisão da juíza federal Jaiza Fraxe que deflagrou um um plano de ações emergenciais pelo governo do Estado. No sentido de salvar esse patrimônio arquitetônico histórico da cidade de Manaus. Essa decisão foi baseada em um documento elaborado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)”, explicou Robério.

Ação de limpeza marcou o início das ações de salvamento do prédio

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes