Ir para o conteúdo

Ufam aparece em 55º e UEA em 90º lugar no Ranking Universitário Folha; confira

No Amazonas, ainda parecem no RUF a Unip em 78º lugar, à frente da UEA, e a Nilton Lins, em 185º lugar geral.

Ufam é a primeira do Amazonas
Ufam é a primeira do Amazonas.

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) aparece em 55 lugar no Ranking Universitário Folha (RUF) , divulgado nesta segunda-feira, 13 de novembro. A outra instituição pública no Estado, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), aparece em 90º lugar. No Amazonas, ainda parecem no RUF a Unip em 78º lugar, à frente da UEA, e a Nilton Lins em 185º lugar geral.

A USP (Universidade de São Paulo) e a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) ganharam de novo o primeiro e segundo lugares do RUF (Ranking Universitário Folha), respectivamente.

Suspenso na pandemia, o ranking retorna após quatro anos. Nesta nona edição, traz uma avaliação inédita de todas as 203 universidades ativas (públicas e privadas) e dos mais de 18 mil cursos presenciais oferecidos nas 40 carreiras de maior demanda no país.

Confira o ranking

Desde 2012, a iniciativa classifica as melhores universidades e cursos. As instituições são avaliadas a partir de cinco indicadores: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização.

Apenas duas universidades fora do eixo Sudeste-Sul estão entre as dez primeiras. UnB (Universidade de Brasília) e UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) se mantiveram, respectivamente, em nono e décimo lugares.

Na região Norte, a melhor é a UFPA (Universidade Federal do Pará), na 29ª posição, única da região entre as 50 primeiras.

No RUF de 2019, foi incorporado na avaliação o percentual de aprovados no exame da OAB (Ordem dosAdvogados do Brasil).

Moda, turismo e zootecnia não entraram nesta edição porque não ficaram entre os 40 cursos com maior demanda no país no Censo da Educação Superior de 2021, base para o cálculo de número de ingressantes.

++ CLIQUE AQUI E VEJA QUAIS CURSOS E QUE INSTITUIÇÕES FORAM AVALIADOS NAS UNIVERSIDADES DE MANAUS ++

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes