Ir para o conteúdo

Suframa explica ações de fomento à Bioeconomia na Ufam

Superintendente-adjunto de Projetos da Autarquia, Leopoldo Montenegro, ministrou a palestra: “Política e ações da Suframa de Incentivo à Bioeconomia da Amazônia”

O evento ocorreu na noite de segunda-feira (4)

Após a solenidade de abertura da 14ª Semana Acadêmica de Biologia – BioAMAZÔNIA 2023 - Ciência, Educação, Saúde e Sustentabilidade na Amazônia, o superintendente-adjunto de Projetos da Autarquia, Leopoldo Montenegro, ministrou a palestra: “Política e ações da Suframa de Incentivo à Bioeconomia da Amazônia”. O evento ocorreu na noite de segunda-feira (4), no Auditório Altair Fernandes, no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (ICB/Ufam).

Durante a palestra, Montenegro enfatizou as medidas adotadas pela Suframa em prol do fomento da bioeconomia em toda a sua área de abrangência geográfica – Amazonas, Acre, Amapá, Roraima e Rondônia. Em especial, as possibilidades advindas das ações da Suframa voltadas para a industrialização a partir da matéria-prima regional, que tem aplicação direta em todos os regimes afetos à Autarquia. Outra potencialidade destacada é a captação dos recursos oriundos da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus, a qual estabelece que empresas incentivadas destinem 5% do faturamento bruto anual para a categoria Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na Amazônia.

“A Suframa tem priorizado ações de incentivo e fortalecimento da bioeconomia, não só em Manaus, mas em todas as regiões da Amazônia Ocidental e Amapá, por entender o potencial de desenvolvimento sustentável proveniente dessa matriz econômica. A Amazônia é um dos biomas com maior potencial de geração de negócios sustentáveis, com aproveitamento racional de seus recursos biológicos e ecossistêmicos. Há um campo enorme de possibilidades de geração de produtos como biocombustíveis; biotecnologia industrial, novos procedimentos diagnósticos e terapêuticos, como farmacogenética, alimentos funcionais, entre outros”, explicou o superintendente-adjunto.

A 14ª Semana Acadêmica do ICB vai até quinta-feira (7) e foi idealizada para se tornar um evento de referência de discussão sobre o desenvolvimento sustentável da região. A ideia é que o evento seja um espaço propício ao networking, garanta visibilidade para as ações do ICB e estimule novas parcerias, iniciativas de pesquisa, inovação e negócios.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes