Ir para o conteúdo
AmazonaszfmMdic

Secretário do MDIC visita empresas do Polo Industrial de Manaus

Encontro com comunidade empresarial reforça apoio do governo federal ao ambiente de negócios da Zona Franca de Manaus

Agenda de visitas iniciou nesta quarta-feira - Foto: Diego Queiroz/Suframa

O secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviço do MDIC, Uallace Moreira, iniciou nesta quarta-feira (5), na capital amazonense, uma extensa programação de atividades que se desdobrará até esta quinta-feira (6) e inclui visitas a empresas e instituições de ciência e tecnologia do Polo Industrial de Manaus (PIM). Serão realizadas reuniões com a comunidade empresarial local, a fim de fortalecer articulações e reforçar o apoio do governo federal ao ambiente de negócios da Zona Franca de Manaus.

A agenda é uma solicitação do ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviço (MDIC) e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, tendo em vista a elaboração da nova política industrial brasileira baseada em inovações tecnológicas e na economia verde, cujas discussões começaram no mês de fevereiro, em Brasília, e foram consolidadas durante a participação de Alckmin na 308a Reunião do Conselho de Administração da Suframa, em março.

Na primeira parte da agenda desta quarta-feira, o secretário Uallace Moreira, acompanhado do superintendente da Suframa, interino, Marcelo Pereira, e de equipe técnica da Autarquia, visitou as empresas Samsung Eletrônica da Amazônia, Caloi Norte S/A, Moto Honda da Amazônia e LG Electronics do Brasil, as quais representam quatro das maiores empresas do PIM em termos de participação nos indicadores de faturamento, investimentos e geração de empregos. No fim da tarde, o secretário e a equipe da Suframa também estiveram no Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, uma das mais conceituadas ICTs privadas atuantes no ecossistema de inovação da ZFM.

Na ocasião, além de poder conhecer, in loco, projetos de inovação e o elevado grau de adensamento tecnológico e de verticalização das cadeias produtivas de empresas dos segmentos Eletroeletrônico, Bens de Informática e Duas Rodas do PIM, Moreira também interagiu com dirigentes e representantes das empresas e instituições e aproveitou a oportunidade para demonstrar a sensibilidade e o apoio do governo federal às demandas repassadas, especialmente, sobre o regulatório da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus e ajustes em Processos Produtivos Básicos (PPBs).

“O ministro Geraldo Alckmin está bem sensível a essas demandas. Quando participou da reunião do CAS, ele ligou daqui mesmo para passar as orientações para que a gente tivesse a preocupação e o foco na questão do PPB, na questão do PD&I, na questão da Lei de Informática. E a gente está discutindo e articulando internamente, preocupado com o processo de atender da forma devida. Então, posso garantir a vocês que as demandas já são de conhecimento do MDIC e que estão sendo tratadas com toda a prioridade para que as soluções sejam encontradas e que as empresas aqui instaladas sejam atendidas”, afirmou Moreira.

Ele também comentou sobre o papel estratégico da Zona Franca de Manaus no processo de neoindustrialização do País e nas ações voltadas ao desenvolvimento regional.

“O novo governo entende que a indústria é fundamental para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e, dentro desse contexto de neoindustrialização, a Zona Franca de Manaus tem um papel relevante nessa agenda, também por conta do seu potencial de contribuição para o desenvolvimento regional. Todas as empresas que estão aqui serão tratadas como devem, porque contribuem sensivelmente com investimentos e com a geração de emprego, renda e inovação tecnológica para a região, e para nós isso é fundamental”, complementou Moreira.

O superintendente da Suframa, interino, Marcelo Pereira, elogiou o empenho do secretário do MDIC em cumprir a extensa agenda de atividades em Manaus e disse que essa aproximação é muito importante para o atendimento eficaz das demandas de fortalecimento do PIM.

"O ministro Alckmin e o secretário Uallace atenderam de forma muito colaborativa ao apelo da Suframa para que estejam mais próximos dos empreendimentos instalados na Zona Franca de Manaus. Temos certeza que essa relação crescerá e será muito benéfica para a nossa região", afirmou Pereira.

Encontro empresarial
Ao final do dia, o secretário também participou de encontro com representantes da indústria do Amazonas, organizado pela Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam) no salão de eventos do Sesi Clube do Trabalhador, onde não apenas apresentou palestra sobre a reindustrialização brasileira, como também assistiu à apresentação sobre o modelo Zona Franca de Manaus e reforçou articulações com empresários e dirigentes da Fieam.

Novas visitas
Nesta quinta-feira (6), o secretário fecha a agenda de atividades em Manaus com novas visitas a plantas fabris do PIM. Desta vez, as empresas visitadas serão a Yamaha Motor da Amazônia e a Midea Carrier.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes