Ir para o conteúdo

Jovem Bilíngue oferta mil bolsas de estudo no Icbeu para curso de Inglês

Alunos da 1ª série do Ensino Médio Regular da rede estadual poderão concorrer. As inscrições começam no dia 26 de janeiro

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, em parceria com o Instituto Cultural Brasil - Estados Unidos (Icbeu), divulgou o edital do projeto “Jovem Bilíngue”, que ofertará 1 mil bolsas de estudos na instituição para o curso de Língua Inglesa. As inscrições estarão abertas de 26 a 31 de janeiro, e serão feitas no formato on-line, via aplicativo Sasi.

Mais informações e o edital do processo poderão ser acessados pelo link http://www.seduc.am.gov.br/pss-jovem-bilingue-2024/. O projeto é voltado, exclusivamente, a alunos da 1ª série do Ensino Médio Regular da rede estadual de ensino da capital.

De acordo com a secretária de educação, Arlete Mendonça, o edital ofertará 1 mil vagas para os alunos da rede e todo o processo, da  inscrição até a realização do curso, será gratuito.

“Esta é uma iniciativa inédita firmada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Educação, com uma escola de idiomas voltada para o desenvolvimento e qualificação dos nossos alunos. Certamente, essa parceria resultará em um diferencial na formação e no futuro profissional de nossos estudantes”, destacou a secretária.

Jovem Bilíngue

O projeto Jovem Bilíngue tem duração de três anos. As aulas serão realizadas uma vez na semana, no contraturno do horário escolar dos alunos selecionados.

Para concorrer a uma vaga do projeto, os alunos deverão atender aos requisitos básicos previstos no edital, entre os quais, ter idade mínima de 14 anos e estar cursando a 1ª série do Ensino Médio Regular.

As  vagas serão preenchidas seguindo os percentuais:

  • 60% para os que possuem Cadastro Único (CadÚnico);
  • 40% para ampla concorrência, dentre as quais, neste número, 20% será destinada aos alunos com deficiência.

Caso não haja candidatos classificados suficientes para atender às vagas destinadas aos candidatos com inscrição no CadÚnico e PCDs, estas vagas serão remanejadas automaticamente para Candidatos-Geral que atendam os requisitos do edital.

Sobre a inscrição

Para concorrer a uma das vagas do edital, pais ou responsáveis deverão preencher o formulário, on-line, no período de 26 a 31 de janeiro, no aplicativo Sasi, inserindo os itens obrigatórios e os documentos comprobatórios, como comprovante de escolaridade, e auto-declarações, conforme especificados no edital.

A homologação das inscrições acontece no dia 19 de fevereiro, enquanto o resultado final das mesmas, após período de recursos, será no dia 4 de março. As matrículas, que iniciam no dia 5 de março e seguem até o dia 8 do mesmo mês, também deverão ser realizadas de forma on-line em link a ser divulgado pela Secretaria de Educação e Icbeu. A aula inaugural tem início previsto para o dia 11 de março.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes