Ir para o conteúdo

Governo, universidades, Aleam e Ibrachina fazem acordo para oferta de cursos de mandarim

Sedecti também formalizou um termo de adesão ao Núcleo de Relações Internacionais do Amazonas (Nuriam), da Assembleia Legislativa

Representando o governador do Amazonas, Wilson Lima, o titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa, assinou, nesta sexta-feira (02/02), um acordo de cooperação entre o Estado, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Ibrachina e a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), para a promoção da língua e cultura chinesa com cursos regulares presenciais mandarim e atividades culturais.

“Brasil e China são os maiores parceiros comerciais e os países têm que interagir cada vez mais. A Zona Franca de Manaus compra preponderantemente seus componentes da China e as exportações brasileiras do agronegócio vão para China, inclusive, pelos rios da Amazônia e do Amazonas. Então, intensificar esta parceria é de total relevância e é isso que fizemos aqui”, destacou o titular da Sedecti, Serafim Corrêa.

O governo do Amazonas, por meio da Sedecti, também formalizou um termo de adesão ao Núcleo de Relações Internacionais do Amazonas (Nuriam), coordenado pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos), que visa impulsionar a paradiplomacia no nosso estado, fortalecer a competitividade internacional, promover a integração com entidades públicas em todas as esferas, além de integrar entidades privadas e acadêmicas. Segundo o Serafim, os cursos que serão oferecidos vêm por intermédio do trabalho no núcleo.

“A Sedecti se compromete em colaborar com as iniciativas e ações do Nuriam, buscando promover o desenvolvimento do Estado do Amazonas e fortalecer sua competitividade internacional. Nós reconhecemos a importância de estabelecer parcerias estratégicas, fomentar o comércio, os investimentos e o intercâmbio de conhecimentos, favorecendo a ampliação das oportunidades comerciais e tecnológicas para o Estado do Amazonas”, finalizou Corrêa.

O evento, que ocorreu no auditório Belarmino Lins, da Aleam, também contou com a assinatura do secretário do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira, o presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Ian Ribeiro, e a secretária de Educação e Desporto Escolar (Seduc), Arlete Mendonça.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes