Ir para o conteúdo

Manaus vive um surto de gripe e as complicações da doença podem ser a causa das mortes de dez crianças menores de 5 anos de idade, registradas em abril, no Hospital Pronto Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz.

Os pacientes apresentaram sintomas da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), como falta de ar, febre, coriza e tosse. Segundo o diretor presidente da Fundação de Vigilância Sanitária (FVS), Bernardino Albuquerque, os casos estão sendo investigados e exames preliminares já identificaram dois tipos de vírus.

“Infelizmente dessas crianças que foram a óbito não foi coletado material. Foi coletado material de crianças que também estavam internadas, em tratamento, naquele momento e identificamos dois tipos de vírus: principalmente os vírus Sincicial Respiratório e o Influenza B”, explicou Bernardino Albuquerque.

O médico recomenda que a população evite lugares em que haja aglomeração de pessoas para prevenir a gripe. “Temos uma arma bastante efetiva, que é a vacina. Estamos estimulando a população a buscar as unidades de saúde para vacinar seus filhos. Como medidas preventivas individuais, [recomendamos] evitar a aglomeração de pessoas neste momento, principalmente as crianças, e o cuidado com a higiene pessoal, principalmente lavar as mãos que é extremamente importante”, alerta.

A capital amazonense iniciou, no último dia 25, a 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. As doses estão sendo ofertadas gratuitamente ao grupo prioritário, que inclui crianças a partir de seis meses de idade.

Veja o ofício emitido pelas autoridades:

 

 

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes