Ir para o conteúdo

Wilson, vice-presidente Mourão e comitiva visitam fazenda-modelo em Iranduba

O governador Wilson Lima, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e a comitiva composta por ministros e chefes de missões diplomáticas visitaram, na manhã desta quinta-feira (05/11), a fazenda Santa Rosa, em Iranduba. A propriedade, que surgiu como assentamento, é referência por ter se desenvolvido a partir da regularização fundiária, destacando-se na agropecuária e no turismo rural.

A comitiva é formada pelos chefes de missões diplomáticas da África do Sul, Espanha, Peru, Colômbia, Canadá, Suécia, Alemanha, União Europeia, Reino Unido, França, Portugal e da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Também participam os ministros do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

O grupo conheceu os plantios de laranja, tanques de piscicultura, criação de abelhas com e sem ferrão, e acompanharam a retirada de tambaquis de um viveiro. O governador Wilson Lima destacou, durante a visita, que a propriedade, que surgiu de um assentamento, é um modelo que demonstra a importância da regularização fundiária no processo de desenvolvimento sustentável e de preservação do meio ambiente.

Hamilton Mourão reforçou a necessidade da regularização fundiária para garantir o acesso a políticas públicas e para dar condições para uma produção sustentável.

“Essa fazenda é exemplo de que é possível a gente encontrar esse caminho do equilíbrio entre preservação e desenvolvimento. Aqui nós temos um exemplo de culturas consorciadas, de plantação de citrus, mamão, pitaia, a criação de animais, a piscicultura. Então a gente espera que, com essa visita, a comitiva possa ter uma visão diferente da Amazônia. Proteger é importante, preservar é importante, mas acima de tudo é necessário que nosso povo tenha condição de produzir para garantir o sustento de suas famílias e disso não abrimos mão”, afirmou Wilson Lima.

O proprietário da fazenda, Edney Ricardo, contou à comitiva os desafios de ser um produtor rural e disse que é possível manter uma produção expressiva respeitando o meio ambiente. “A fazenda Santa Rosa é resultado de um trabalho em família. Produzimos anualmente mais de 3 milhões de unidades de citrus respeitando as normas ambientais e, mesmo sendo uma propriedade de pequeno porte, conseguimos ter uma produção sustentável”, destacou.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes