Ir para o conteúdo

Wilson quer implantar 'Cerco Inteligente de Segurança' em Manaus

O governador do Amazonas, Wilson Lima, reuniu-se nesta sexta-feira (13/03) com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e com autoridades estaduais e municipais de segurança em Vitória, capital capixaba. Durante o encontro, que contou, ainda, com a presença do secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Louismar Bonates, e do secretário de Administração Penitenciária, coronel Marcus Vinicius, Wilson Lima conheceu o projeto que reduziu os índices de roubo de carros e a criminalidade na região.

O sistema, denominado “Cerco Inteligente de Segurança”, é uma barreira eletrônica de alta tecnologia que monitora 15 pontos da sede administrativa, contendo 32 faixas, com reconhecimento ótico, capazes de identificar todos os veículos que passarem pelos pontos da barreira.

“Fiquei muito impressionado com tudo o que vi aqui. Você tem a noção do quanto essa ferramenta ajuda na questão da diminuição do índice de criminalidade, sobretudo no furto de veículos. Tem muitas coisas em que Vitória e Manaus são parecidas, a gente tem como dividir a cidade, colocar esse cerco eletrônico. É uma ferramenta que podemos levar para o Amazonas, para a capital, para reduzir o número de roubos e furtos de veículos e, também, ajudar na resolução de outros crimes”, ressaltou o governador.


Alta tecnologia – Os equipamentos possuem sistema de monitoramento OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que possibilita ler as placas e fotografar os veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passam pelas barreiras. Caso haja uma restrição de furto ou roubo, ou mesmo um indicativo de suspeita emitido pelas forças de segurança, é disparado um alerta na Central de Videomonitoramento da Guarda Civil Municipal.

Os operadores, então, repassam as informações do carro, tais como trajeto, cor e modelo, ao Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que solicita a abordagem pelas equipes da Guarda ou da Polícia Militar.

“Saio daqui muito bem impressionado, na certeza de que essa é uma ferramenta muito poderosa e que vai auxiliar muito as nossas polícias Militar e Civil do Amazonas”, observou Wilson Lima.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes