Ir para o conteúdo

O governador do Amazonas, Wilson Lima, lançou, nesta quarta-feira (22/05), em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), o “Amazonas Presente”, programa inédito que vai levar para mais próximo da população, dos 61 municípios do interior, os serviços oferecidos pelos órgãos estaduais. Durante a ação itinerante, em cada sub-região do estado, o governador montará um gabinete provisório. Parintins, Nhamundá, Boa Vista do Ramos e Barreirinha, no Baixo Amazonas, são os primeiros a receber as ações do programa, nos dias 22, 23 e 24 de maio.

“Há muito tempo que o interior esteve abandonado. Estou vindo aqui para o município de Parintins, trazendo o meu secretariado, trazendo esses serviços e para dizer que essa história mudou: o interior do estado vai ser outro. Nós vamos entregar um estado melhor. O povo que está aqui no Baixo Amazonas, que está no interior vai ser respeitado por esse Governo, porque o ‘Amazonas Presente’ é onde o povo está”, declarou Wilson Lima, durante solenidade no Bumbódromo de Parintins.

O gabinete provisório do governador foi montado em Parintins, de onde Wilson Lima também partirá diariamente para cumprir agenda em Nhamundá, Boa Vista do Ramos e Barreirinha. Nesta primeira edição do programa, são oferecidos serviços nas áreas de saúde, cidadania, fomento, segurança no trânsito, atendimento ao consumidor e assistência social.

“Não há outra maneira de desenvolver o Amazonas, senão com a presença do Estado aqui. Isso significa trazer serviços básicos, essenciais para as nossas comunidades”, afirmou o governador. “Desenvolver o interior para mim é um compromisso. O nosso povo não está mendigando, quer respeito, dignidade e oportunidade. Eu não vou fugir dessa responsabilidade”, completou Wilson Lima.

Ações – Na programação nos quatro municípios haverá, ainda, anúncio de novos investimentos na área de educação, infraestrutura e produção rural. O governador entregará títulos de terra, lançará programas de incentivo à agricultura familiar e entregará crédito e fomento a empreendedores e produtores rurais. 

“Nós vamos fazer com que boa parte desses serviços continuem acontecendo permanentemente aqui na região. Não adianta o Governo vir e fazer um trabalho passageiro e é para isso que vamos caminhar. A cada dois meses, o Governo vai mudar a sede para uma cidade-polo, para uma calha de rio, para ouvir a sociedade civil organizada e as autoridades para caminharmos em direção a solução de problemas que persistem há décadas”, destacou.

Em Parintins, Nhamundá, Boa Vista do Ramos e Barreirinha, Wilson Lima também visitará obras em andamento, feiras de produtos regionais e atividades que estarão sendo realizadas nas áreas de cultura e turismo. As Polícias Civil e Militar e as Secretarias de Administração Penitenciária (Seap) e de Segurança Pública (SSP-AM), por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), já realizam ações integradas nos municípios desde o ultimo sábado (18/05).

Nesta quarta-feira (22/05), após lançar o programa em Parintins, o governador seguiu para o município de Barreirinha, onde visita a Feira de Produtos Regionais da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS), escolas e obras do sistema viário e acompanha ações de atendimento à população realizado pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam).

Ao final da tarde volta a Parintins para visita ao Parque de Exposição Agropecuária do município e encerrará o primeiro dia de programação com a entrega de certificados de conclusão da primeira etapa do workshop “Bem Receber”, oferecido pela Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) a 150 parintinenses que atuam no setor de turismo no município. Ao todo, 300 pessoas participarão da capacitação, que também já é uma preparação para a receptividade do visitante no 54º Festival Folclórico de Parintins.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes