Ir para o conteúdo

Wilson Lima foi único governador brasileiro a falar na ONU

O governador do Amazonas, Wilson Lima, defendeu o desenvolvimento sustentável e novas estratégias de conservação da Amazônia em dois eventos em Nova Iorque, neste domingo (22/09). No primeiro, na Organização das Nações Unidas (ONU), onde ele foi o único governador brasileiro a falar, destacou a importância das parcerias para investimentos que priorizem a melhoria na qualidade de vida de quem vive na região amazônica. 

“Não tem como a gente falar de preservação sem levar em consideração o desenvolvimento econômico e social. Uma coisa não pode estar dissociada da outra. Por isso é importante quando, em eventos como esse na ONU, há a participação de amazônidas, de pessoas que vivem na floresta, para falar sobre nossas experiências” disse Wilson Lima. 

O governador destacou que, durante o encontro na ONU, com o tema “Amazônia Possível”, teve a oportunidade de ouvir especialistas, representantes da iniciativa privada, artistas e governantes sobre o que pensam em relação ao desenvolvimento da região. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, participou do evento.

“É importante ouvir a percepção dessas pessoas e ter essas informações, experiências, para conectarmos com o que nós temos de vivência do nosso povo e da nossa realidade social”, frisou Wilson Lima.

Na ocasião, o governador traçou um panorama sobre as ações desenvolvidas pelo Amazonas para conservar a floresta. “O estado do Amazonas concentra a maior parte da Amazônia, são 1,5 milhão de quilômetros quadrados, com 97% dessa área protegida. Nós temos apenas 3% de área antropizada, ou seja, área em que há atividade humana. E a maioria desses 3% é área urbana, e daí a necessidade de se pensar, acima de tudo, sobre o cidadão que está lá na floresta”, afirmou, ao ressaltar que não há ninguém no mundo mais interessado em proteger a Amazônia do que quem vive na região.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes