Ir para o conteúdo

Wilson Lima e Carlos Almeida conferem atendimento da maternidade Balbina Mestrinho

O governador Wilson Lima e o vice-governador e secretário de saúde, Carlos Almeida, estiveram na Maternidade Balbina Mestrinho, na manhã desta terça-feira (05/03), para acompanhar o funcionamento da unidade durante o feriado prolongado de Carnaval. A visita segue o cronograma para averiguar o funcionamento do plano de ação da Secretaria de Estado de Saúde para esta época festiva, além do estoque da unidade que realiza 450 partos mensais.

“Vim para ver principalmente o estoque de medicamentos. A gente conseguiu praticamente dobrar a capacidade do que a gente tinha no mês de janeiro. Claro que ainda falta uma quantidade significativa para ser reposta, mas a gente está trabalhando para que isso efetivamente aconteça”, afirmou o governador.

Segundo a diretora da maternidade, Rafaela Silva, a readequação da padronização dos medicamentos usados na unidade gerou uma economia e evitou o desperdício de insumos que ocorria desde 2010. A diretora também informou que estão abastecidos de alimentação enteral e parenteral para os recém-nascidos que necessitam dessa dieta.

Durante a visita, o governador e o vice estiveram no Centro de Parto Normal Intra-hospitalar (CPNI), que está com 90% das obras concluídas e deve ser inaugurado ainda nesse semestre. Assim que o setor for inaugurado com quatro leitos, sendo dois equipados com banheiras para o parto na água, a unidade será a primeira da região Norte com este tipo de serviço..

“No mês passado eu já autorizei recursos para que mobiliários sejam colocados nesse espaço, para parto normal e humanizado”, destacou Wilson Lima.

O vice-governador e secretário de saúde, Carlos Almeida, apontou que o esforço da direção e dos demais profissionais da maternidade colaborou para as melhorias ao longo desses dois meses. “Há um engajamento muito grande da direção e do corpo médico, enfermeiros e demais profissionais, todos se encontram trabalhando para que possam dar condições melhores para as grávidas. O espaço do parto humanizado que vai ser implementado é algo excepcional”, disse.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes