Ir para o conteúdo

Wilson Lima anuncia pacote de ações para o município de Coari

O governador do Estado, Wilson Lima, anunciou, nesta quinta-feira (1º/8), um pacote de ações em Coari (distante 444 quilômetros de Manaus), que inclui melhorias no setor primário, infraestrutura, segurança e de telecomunicações do município, que faz aniversário de 87 anos nesta sexta-feira (2/8). “São investimentos que estamos fazendo no interior do Estado, mostrando o compromisso que temos com esse povo. Quero deixar meus cumprimentos a todos os moradores de Coari e reafirmar o compromisso que tenho com essa região”, afirmou o governador.

Em sua passagem pela cidade, o Wilson Lima participou da entrega de 943 implementos agrícolas, que irão beneficiar mais de 30 mil produtores rurais e fortalecer a agricultura familiar sustentável na zona rural de Coari. “É preciso que nós tenhamos a consciência de que é necessário investir em outras frentes econômicas. E o Governo do Estado tem feito isso, tem investido significativamente no setor primário, facilitando a vida desse pequeno produtor, dando condições necessárias para que ele possa produzir, fazer o escoamento e a comercialização dessa produção”, afirmou o governador.

Entre os implementos entregues estão 90 kits de casa de farinha (um tacho, tipo forno batido à mão), 350 motores, 100 kits pescador (composto por uma caixa de isopor, malha de rede, corda chumbadeira, boia, lona, facão e fio de talho), 100 kits ferramenta (composto por um terçado, uma enxada, um machado, um esmeril, um ferro de conva e uma boca de lobo) e 250 rabetas.

Ainda no setor primário, Wilson Lima assinou o Termo de Cessão de Uso da Unidade de Produção de Alevinos (UPA), que fica no Km 12 da estrada Coari-Itapeua. A UPA de Coari terá quatro tanques, com capacidade para produzir 500 mil alevinos por ciclo. Cada ciclo tem duração de aproximadamente 60 dias. Posteriormente, os alevinos serão doados aos piscicultores da região.

“O governador Wilson Lima tem viajado o interior e tem declarado que, se existe um setor que pode reagir e gerar emprego e renda, levando dignidade ao povo do interior, é o setor primário. Coari tem um potencial muito grande na produção, principalmente na piscicultura, na produção de açaí, de castanha, no extrativismo e na agricultura familiar”, afirmou o secretário de Produção Rural do Amazonas (Sepror), Petrucio Magalhães.

Infraestrutura – O governador também adiantou que há um projeto sendo construído para implantar o Programa de Saneamento Integrado de Coari (Prosai-Coari), nos mesmos moldes do que está sendo realizado em Maués.

Internet – O governador também assinou Termo de Cooperação Técnica entre Prefeitura de Coari e Governo do Amazonas, por meio da Empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), para melhorar a infraestrutura de telecomunicações no município.

Segurança – O governador destacou ainda o esforço do Estado para melhorar a segurança na região de Coari e combater o tráfico internacional de drogas. Wilson Lima adiantou que já há um plano em construção para integrar as câmeras de monitoramento da Prefeitura de Coari ao Sistema Integrado de Comando e Controle do Amazonas. A ideia é futuramente monitorar, por meio de câmeras, alguns trechos dos rios usados como rota de traficantes.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes