Ir para o conteúdo

Wilson inaugura Base Arpão para reforçar combate ao narcotráfico no Solimões

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta terça-feira (04/08), um projeto inédito de combate ao narcotráfico, à pirataria e aos crimes ambientais no estado do Amazonas. É a Base Fluvial Arpão, que vai atuar no rio Solimões, entre os municípios de Coari e Tefé, dando suporte a uma série de operações policiais integradas na região.

A iniciativa é resultado de parceria com o Governo Federal, por meio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Para o governador, a estrutura representa uma resposta contundente ao crime organizado no estado. “Oitenta por cento dos crimes que acontecem na capital têm relação com o tráfico de drogas, e é por isso que é necessário que a gente combata de forma muito firme, além do narcotráfico, também a pirataria, a exploração do meio ambiente de forma ilegal, enfim, outros ilícitos que acabam acontecendo por conta da extensão dos nossos rios e das nossas florestas”, afirmou Wilson Lima.

A Base Arpão vai reunir efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Federal e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de médicos, dentistas e enfermeiros. A embarcação será um dos pontos de apoio do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (Vigia) no Amazonas.

O governador agradeceu o Ministério da Justiça pelo empenho no projeto e destacou que a união de esforços vai garantir a segurança da população do interior, em especial nas regiões de fronteira.

“Desde o ano passado que nós estamos trabalhando nessa estrutura junto com o Governo Federal. É uma estrutura que vai abrigar 57 homens, incluindo agentes da Força Nacional de Segurança e pessoal da Polícia Federal. É uma integração entre poderes para que a gente possa fazer esse combate, inclusive também com apoio de setores de inteligência”, disse.

A Base Arpão é o primeiro dos quatro pontos de policiamento e controle que o Governo do Estado planeja implantar nas calhas do Solimões e rio Negro.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes