Ir para o conteúdo

Wilson destaca avanços do Plano de Contingência na abertura de leitos na capital e interior

Durante transmissão de live pelas redes sociais do Governo do Estado, nesta segunda-feira (04/01), o governador Wilson Lima apresentou o avanço do Governo do Estado com o Plano de Contingência, que resultou na ampliação e reordenamento da rede de saúde no enfrentamento à Covid-19. O Amazonas saiu de 457 leitos para os atuais 1.070, um aumento de 134%. Desses, 260 são leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Conforme o governador, durante o ano de 2020 foram destinados, aos 61 municípios, 875 leitos clínicos para atendimento de Covid-19. O Amazonas quase triplicou a quantidade de Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) no interior, saindo de 49 para 203 leitos em 33 municípios. Desses, 143 para pacientes Covid-19.

O Amazonas saiu de 457 leitos para os atuais 1.070, um aumento de 134%. Desses, 260 são leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“O diálogo é fundamental nesse momento, e foi através do diálogo e de ter experiência de profissionais e de quem está lá na ponta que nós conseguimos montar esse nosso plano de contingência e também ampliar essa nossa rede de assistência, só pra vocês terem ideia do tanto que a gente conseguiu aumentar desde o início da pandemia”, explicou o governador Wilson Lima.

O governador participou de reunião, na manhã desta segunda-feira (04/01), no Hospital Delphina Aziz, para iniciar as tratativas com a equipe do Ministério da Saúde nas ações de enfrentamento à Covid-19 no estado. Wilson Lima pontuou o apoio do Governo Federal direcionado para a ampliação da rede de saúde, para garantir atendimento das pessoas acometidas pela doença.

“Estamos trabalhando para fazer um alinhamento com o Governo Federal, que tem sido um parceiro nesse trabalho porque tem nos auxiliado com profissionais, que nos ajudaram e continuam nos ajudando a montar protocolos, fluxos, encaminhando medicamentos, equipamentos. Nesta semana devemos receber mais 78 respiradores. Há 15 dias recebemos 50 respiradores e 80 monitores”, disse Wilson Lima.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes