BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Wilson afirma que melhoria de conectividade no Amazonas vai impulsionar projetos de bioeconomia


Durante agenda em Brasília, nesta quarta-feira (11/11), o governador Wilson Lima destacou que os programas do Governo Federal para ampliar o acesso à internet na região Norte (Amazônia Conectada e Norte Conectado) também serão fundamentais para estimular a economia do Amazonas, principalmente no interior.

Nas reuniões que teve com o vice-presidente Hamilton Mourão e com os ministros das Comunicações, Fábio Faria, e da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, o governador ressaltou que o Parque Científico e Tecnológico (PCT) do Alto Solimões, projeto em desenvolvimento pelo Governo do Amazonas, será um dos beneficiados com a melhoria de conectividade na região.

O PCT do Alto Solimões é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) para fomentar cadeias produtivas que façam uso sustentável da biodiversidade. Biocosméticos e fitoterápicos elaborados com insumos da Amazônia são alguns produtos de alto valor agregado que podem ser desenvolvidos e comercializados no sudoeste do Amazonas.

O projeto já captou cerca de R$ 7 milhões em recursos federais para a sua implantação.

“Viemos tratar aqui da criação de um parque tecnológico no Solimões, no Vale do Javari, aproveitando a expertise que nós temos, os doutores e mestres que temos no estado do Amazonas, em parceria com algumas instituições, para que a gente tenha as condições necessárias de fomentar essas cadeias produtivas, como a do açaí, do pirarucu e do cupuaçu, que são prioridades para o Ministério de Ciência e Tecnologia”, afirmou o governador.

“Aqui no ministério temos uma série de programas voltados para o desenvolvimento sustentável, que vamos integrar nesse esforço com o Governo do Estado e outros ministérios, assim como a possibilidade de desenvolvimento de ciência dentro da Amazônia, para o conhecimento da biodiversidade e transformação dessa biodiversidade em recursos”, pontuou o ministro Marcos Pontes.

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.