Ir para o conteúdo

Websérie apresenta produção de histórias quadrinhos no Amazonas; Curumim é destaque

O ano de 2018 será marcado pela retomada da produção em larga escala de histórias em quadrinhos no Amazonas, após quase 30 anos de poucos lançamentos. Essa é a história contada na websérie ‘Café & Quadrinhos’, do grupo Planos Em Sequência e que teve o primeiro episódio lançado nesta segunda-feira (11), às 11h no canal do grupo no YouTube.

O projeto é contemplado pelo Edital no 010/2020 - Concurso-Prêmio Manaus de Conexões Culturais – Lei Aldir Blanc. Com fotografia de Diego Nogueira, edição e finalização de Ricardo Hossoe, Andréia Guimarães e Diono Cabral, pesquisa de Antônio Carlos Jr. e direção de Emerson Medina, a websérie Café & Quadrinhos retrata o momento em que um grupo de roteiristas e ilustradores resolveu organizar o lançamento de uma publicação em um evento em outro Estado. Foi o estopim para que outras publicações chegassem às bancas e para que outros coletivos de quadrinhos fossem criados no Estado.

Quadrinheiros no Amazonas

A websérie apresenta um panorama de quem está realizando quadrinhos em Manaus, como os coletivos C4, estúdio Black Eye e o coletivo Mátinta formado por mulheres. Além disso, resgata a história de quem manteve a produção em décadas anteriores como o cartunista Mário Adolfo, criador do Curumim e o Clube dos Quadrinheiros de Manaus (CQM).

Para o diretor Emerson Medina, a série também reflete os impactos da pandemia no produto final do audiovisual. “Foi um desafio. Após uma boa parte das entrevistas acontecer no Kalena Café, a pandemia forçou a produção a buscar outras formas de captação como  videoconferência e, em alguns casos, com o registro em vídeo feitos pelos próprios entrevistados. Tudo para evitar a disseminação do vírus e respeitar as restrições”, diz. Ele destaca também que o público vai se surpreender com a qualidade da produção amazonense de histórias em quadrinhos que hoje já chega a outros mercados como Europa e África e que os realizadores locais também já migram para outras mídias como as animações.

CONFIRA O PRIMEIRO EPISÓDIO

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes