BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Websérie destaca filmes e diretores do atual cinema amazonense


Os avanços do audiovisual do Amazonas neste século com filmes premiados em festivais ao redor do planeta e o surgimento de eventos em larga escala como o Amazonas Film Festival, Matapi e Olhar do Norte serão o foco da websérie “Terceiro Ciclo do Cinema Amazonas”. O projeto do Cine Set, site de cinema produzido em Manaus há seis anos, estreia na próxima quarta-feira, dia 13 de janeiro, no YouTube.

Contemplado no edital Programa Cultura Criativa 2020 – Lei Aldir Blanc – Prêmio Feliciano Lana do Governo do Estado do Amazonas, o projeto terá sete episódios com duração máxima de dez minutos cada um. A apresentação fica por conta de Caio Pimenta, editor-chefe do Cine Set e autor da proposta.

“A websérie tem como ponto de partida o livro de 1994, “A Tônica da Descontinuidade: cinema e política em Manaus na década de 60”, em que o professor da Universidade Federal do Amazonas e um dos principais pesquisadores sobre o audiovisual do Estado, Narciso Lobo, afirma que o cinema amazonense tivera dois ciclos até então: a primeira com Silvino Santos nos anos 1910 até o início da década de 1930, e a segunda com a geração cineclubista dos anos 1960. Acredito que seja possível afirmar sim que, a partir de 2001 com a criação da Amazonas Film Comission e o Núcleo de Polo Digital, vivemos uma terceira etapa do nosso audiovisual”, disse Caio Pimenta.

Fime 'O barco e o rio'

Ao longo dos sete episódios, a websérie resgata a história de Silvino e do cineclubismo dos anos 1960 para chegar aos dias atuais. Da nova geração, o Cine Set destaca as principais características desta produção, os filmes que circularam o planeta, os eventos surgidos ao longo dos anos e também as marcas da descontinuidade como o fim do curso de audiovisual da Universidade do Estado do Amazonas após duas turmas.

Os vídeos da websérie serão lançados todas as quartas-feiras no canal do Cine Set no YouTube, sempre a partir de 11h (horário de Manaus). Os roteiros na íntegra assim como os links para os filmes locais estarão disponibilizados no site de cinema.

SOBRE O CINE SET

Site de cinema produzido em Manaus há seis anos, o Cine Set já participou das coberturas de importantes festivais como Cannes, Karlovy Vary, Londres, Gramado, Olhar de Cinema e Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

SOBRE CAIO PIMENTA

Editor-chefe do Cine Set. Exerce o cargo de diretor de programas na TV Ufam. Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Amazonas com curso de pós-graduação na Faculdade Cásper Líbero, em São Paulo.

Fime 'A floresta de Jonathas'

SERVIÇO

O Quê: Websérie ‘Terceiro Ciclo do Cinema Amazonense’
Quando: todas as quartas-feiras a partir de 13 de janeiro
Onde: Canal do Cine Set no YouTube (https://youtube.com/cinesetam)
Horário: 11h (horário de Manaus)

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.