Ir para o conteúdo

Visitação aos cemitérios públicos de Manaus terá reforço nas linhas de ônibus coletivos

A Prefeitura de Manaus vai atuar com um esquema especial no transporte coletivo durante este fim de semana, para atender a população que vai visitar os cemitérios públicos da cidade, que serão abertos em alusão ao Dia das Mães. A frota de ônibus terá reforço das linhas que atenderão com 101 coletivos nos dias 7, 8 e 9/5, sexta-feira, sábado e domingo, respectivamente.

As ações operacionais, programadas pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) estão direcionadas a cemitérios da capital, com ênfase aos mais frequentados, como é o caso do Nossa Senhora Aparecida, conhecido como Parque Tarumã, na zona Oeste, pela estimativa de maior número de visitantes para a data.

Em relação ao Parque Tarumã, o local será atendido pelas linhas 120 - Ponta Negra / T1 / Centro; 126 - Sipam / Avenida Brasil / T1 / Centro; 450 - Ponta Negra / Redenção / Estação 4 – Parque das Nações / T3; 542 - Ouro Verde / T2 / Ponta Negra; 641 - T4 – 3 / Cidade Nova / Estação 4 – Parque das Nações / Ponta Negra; 678 - T4 - 5 / V-8 / Ponta Negra. As linhas vão operar com 86 veículos e mais 15 reservas.

As linhas 010, 211, 219, 213, 223 também terão reforço na frota em virtude do grande deslocamento de usuários para o terminal de bairro localizado no Conjunto Augusto Montenegro, bairro Lírio do Vale, zona Oeste, atrás do cemitério Tarumã.

Por ter menor demanda, os demais cemitérios da capital serão atendidos pelas linhas que já operam na área, mas que circularão com frota ampliada.

Para melhor identificação das linhas, será fixado cartaz no para-brisa do ônibus informando em qual cemitério cada linha irá atender.

Nas áreas interditadas, haverá orientação para desvios e opções de itinerário. Nos cemitérios mais afastados, os agentes de trânsito farão o monitoramento com o apoio de viaturas e motocicletas.

Veja como fica o trânsito nos principais cemitérios

Cerca de 140 agentes vão monitorar o trânsito no entorno dos principais cemitérios da cidade a partir de meia noite do domingo, 9/5, Dia das Mães. A medida visa possibilitar a fluidez de veículos e a segurança de pedestres que irão visitar esses locais.

São João Batista

A rua Maceió, na zona Centro-Sul, será interditada à meia-noite de sábado, no trecho entre a rua Domingos Lima (atrás do Reservatório Mocó) e a avenida Álvaro Maia. O fluxo será desviado à direita para a rua Domingos Lima e, posteriormente, à esquerda para a rua Santos Dumont, em direção à avenida Álvaro Maia. No sentido Centro/bairro; a Maceió será interditada somente no horário da missa (18h), no trecho entre a avenida Álvaro Maia e a rua Domingos Lima.

A avenida Álvaro Maia será também interditada à meia-noite de domingo no sentido Praça 14/Compensa, no trecho entre as ruas Maceió e Santos Dumont. O desvio será à esquerda para a rua Major Gabriel, permanecendo a direita livre para a rua Maceió em direção à avenida Darcy Vargas, até o horário da missa, às 18h.

Santa Helena

O fluxo de veículos nos corredores próximos ao cemitério Santa Helena, no bairro São Raimundo, zona Oeste, terá as seguintes alterações: a rua São Sebastião será interditada a partir da meia-noite de domingo, no trecho entre as ruas São Vicente e Jerônimo Ribeiro, atrás do cemitério.

Nossa Senhora de Aparecida (Tarumã)

A avenida do Turismo, zona Oeste, não será interditada. Apenas os retornos no canteiro central em frente ao cemitério serão fechados. Não será permitido o estacionamento de veículos na parte interna do cemitério, somente está permitida a entrada de carros fúnebres. Os veículos têm como opção de estacionamento o lado direito da via pública, em ambos os sentidos, respeitando a área frontal do cemitério para a travessia dos pedestres.

São Francisco

No Cemitério São Francisco, bairro Morro da Liberdade, zona Sul, a rua Coronel Pedro de Souza será interditada a partir das 5h da manhã de domingo, entre as ruas São Benedito e Brasília.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes