BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Vereador quer proibir narguilé para menores de 18 anos em Manaus


Foi deliberado na Câmara Municipal de Manaus (CMM) o Projeto de Lei 292/2019, de autoria do vereador William Abreu (PMN) que proíbe a comercialização, distribuição e o uso do cachimbo conhecido como “narguilé” aos menores de 18 anos no âmbito do município de Manaus. O narguilé é um aparelho usado para o fumo no qual é aquecida uma mistura de tabaco e a fumaça produzida é aspirada pelo fumante por meio de uma mangueira.

“Conseguimos apresentar mais um projeto de lei e este chama a atenção pelo fato desta prática está virando moda entre os jovens, o que nos causa espanto pois é cem vezes mais prejudicial que o cigarro,” assegurou Abreu.

Esse é um hábito que vem crescendo entre os jovens e adolescentes e merece atenção, segundo o vereador, pois além dos riscos para a saúde que já são associados ao consumo do cigarro, pode transmitir também doenças contagiosas como a herpes e a tuberculose, uma vez que, na maioria das vezes o cachimbo é compartilhado por grupos de pessoas.

“É um projeto polêmico, é possível que alguns jovens fiquem chateados, mas no futuro irão entender, pois é necessário criar esses mecanismos de defesa,” finalizou o vereador.

O Dia Nacional de combate ao Fumo celebrado no dia 29 de agosto foi instituído pela Lei n° 7.488, de 11 de junho de 1986, para reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população do Brasil para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.