Ir para o conteúdo

Vereador Fred Mota cobra Susam sobre pacientes ostomizados

No pequeno expediente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) desta segunda-feira (18), o vereador Fred Mota (PR) cobrou novamente providências a respeito dos pacientes ostomizados, isto é, que precisam usar bolsa de colostomia. Mota se reuniu na última sexta-feira (15) com o vice-governador e secretário de Saúde do Estado, Carlos Almeida, e levou novamente a demanda dos pacientes à secretaria.

O parlamentar lembrou que são mais de 1200 pacientes na capital que estão nessa situação, e que a bolsa que deveria ser usada pelos pacientes foi rejeitada na licitação. Por conta disso, os pacientes usam com uma bolsa de péssima qualidade, o que faz com que eles acabem passando por situações constrangedoras.

“As boas bolsas duram até três dias, mas as bolsas que estão sendo utilizadas pelos pacientes, e que estão sendo distribuídas pela Susam, duram apenas quatro horas! Além do mais, elas precisam de uma cola especial, e sem essa cola, perdem a aderência. Aí os pacientes precisam ir ao banco, andar de ônibus, fazem todas as suas necessidades que um ser humano normal faz, e passam por um constrangimento terrível quando essas bolsas estouram”, salienta o vereador.P

O vereador contou o relato de um paciente ostomizado que, em determinado dia, se sentiu constrangido em uma fila de banco. “Essa pessoa me contou, aos prantos, que estava na fila do banco, e do nada, a sua bolsa estourou. Foi pedido a ele, gentilmente, que saísse da fila. Imaginem a vergonha que essa pessoa passou! Estas pessoas não estão podendo viver”, frisou.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes