Ir para o conteúdo

Venezuelanos se recusam a ir para abrigo em Manaus e pedem ‘troca’ por aluguel social

Um grupo de 13 venezuelanos que vive em um acampamento ao lado do Terminal Rodoviário de Manaus recusou a proposta de transferência para um abrigo, que seria realizada na terça-feira (11). Os imigrantes pedem quartos individuais no local, além do recebimento de um aluguel social, segundo a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). Na ação, somente um deles aceitou a transferência.

A Secretaria afirma que 126 venezuelanos vivem em um acampamento improvisado nos arredores da rodoviária. Treze deles, a maioria mulheres e crianças, foram previamente selecionados para deixar o local nesta terça e serem conduzidos para um abrigo no bairro Adrianópolis, Zona Centro-Sul da capital.

Entretanto, durante a ação, os imigrantes informaram às equipes da Sejusc e do Alto Comissariado das Nações Unidas (Acnur) que não deixariam a área por conta das condições estruturais do abrigo para onde seriam destinados.

“Todos os abrigos são coletivos. Um quarto com vários beliches. Não tem como ser um quarto para cada um. (…) Não é possível dar dinheiro para eles. Tem a questão do aluguel social sim, mas isso é um outro processo. Não é o Estado que fornece isso”, disse Maria José Ramos, gerente de Imigração e Refúgio da Sejusc.

Fonte: Portal Toda Hora 

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes