BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Imigrantes da Venezuela acampam em Manaus


Um grupo de 30 pessoas de origem venezuelana está morando de maneira subumana no entorno da Rodoviária de Manaus, desde janeiro. De acordo com a Pastoral do Migrante, ligada à Arquidiocese de Manaus, um levantamento preliminar já identificou na capital do Amazonas a presença 130 índios da etnia Warao, que estão fugindo do País vizinho.

“Viemos para cá porque não temos o que comer na Venezuela. A situação está complicada. Meus filhos pediam comida: ‘Mãe, me dá um arepa (pão feito com milho moído ou com farinha de milho pré-cozida)?’. E eu não tinha como. Viemos para Manaus para comer. Só vamos voltar quando a crise diminuir”, disse uma senhora chamada Zulelmma ao jornal A Crítica.

Segundo o site Amazônia Real, os índios viajam das aldeias do Delta do Orinoco, no estado Delta Amacuro, no nordeste do país vizinho, em canoa, ônibus, pegando carona ou pagando táxi para fazer um percurso de 925 quilômetros até chegar à fronteira de Santa Elena do Uairén com Pacaraima, em Roraima. Eles acabam vindo para Manaus porque são hostilizados em Boa Vista.

Nos semáforos de Manaus também já é possível perceber a presença de venezuelano fazendo malabares em troca de algum dinheiro.

Foto: Alberto César Araújo

Mário Adolfo Filho

Mário Adolfo Filho

Jornalista, formado pela Universidade Federal do Amazonas. Com passagem por grandes jornais de Manaus, Prefeitura de Manaus, Câmara Municipal de Manaus e Câmara dos Deputados.