BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Vacinação é suspensa em Manaus para reformulação da campanha


A Prefeitura de Manaus suspendeu temporariamente, na noite desta quarta-feira, 20/1, a vacinação de profissionais da saúde contra a Covid-19 na capital. A medida, que atende a recomendação de órgãos de controle locais, foi tomada para que o governo do Estado apresente um plano reorganizado de distribuição das doses nas unidades da rede estadual, com os critérios de definição de prioridades, baseados na exposição ao risco, comorbidades e faixa etária.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, a suspensão deve ser mantida por menos de 24 horas, uma vez que o prazo para que o governo divulgue a proposta de reordenamento da imunização com a lista dos trabalhadores a serem vacinados, por unidade, se encerra às 13h desta quinta-feira, 21.

A recomendação para pausar a campanha de vacinação dos profissionais de saúde foi feita em reunião entre representantes do Ministério Público do Estado (MPE-AM), Ministério Público do Trabalho (MPT-AM), Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) e Defensoria Pública da União (DPU-AM), Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) e Ministério Público de Contas (MPC-AM) com as secretarias de Saúde do município (Semsa) e do Estado (SES-AM), na noite desta quarta-feira.

CoronaVac 

Em razão da quantidade de vacina disponível ser suficiente apenas para 34% dos 56 mil profissionais de saúde, governo e prefeitura deveriam direcionar as doses, estabelecendo preferências dentro do grupo prioritário.

Para o Estado, a quantidade final de doses só será definida a partir da apresentação reorganizada das planilhas de necessidades e prioridades baseadas em critérios. Até agora, de acordo com a Divisão de Imunizações da Semsa, haviam sido direcionadas para unidades estaduais 6.984 doses. A Prefeitura recebeu, para esta primeira etapa da campanha, um total de 40.072 doses de vacina.

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.