Ir para o conteúdo

Vacinação das pessoas de 55 a 57 anos com comorbidades é antecipada para esta quarta-feira

As pessoas de 55 a 57 anos com diabetes mellitus, obesidade mórbida (IMC > 40) ou alguma cardiopatia, podem procurar, a partir desta quarta-feira, 31/3, um dos sete pontos de vacinação da campanha municipal contra a Covid-19 para receber a primeira dose da vacina. De acordo com o prefeito David Almeida, a antecipação tem o objetivo de acelerar a imunização em Manaus, utilizando a capacidade máxima dos postos de atendimento.

A vacinação do grupo de pessoas de 55 a 59 anos, com comorbidades, começou a ser executada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) na última segunda-feira, 29, com o atendimento de uma idade por dia, em ordem decrescente, até o próximo sábado, 3/4.

“Nesses dois dias vimos que o movimento nos postos foi menor do que o esperado e que é possível fazer a vacinação de todas as idades ao mesmo tempo, para que a gente consiga vacinar mais pessoas em menos tempo, acelerando a proteção da população contra o novo coronavírus”, ressalta o prefeito.

Para facilitar o acesso dos usuários, a Semsa vai atender as pessoas agendadas pelo Imuniza Manaus e também aquelas que ainda não se cadastraram no sistema ou ainda não tiveram a confirmação do agendamento. A orientação é que os não cadastrados busquem o ponto de vacinação mais próximo da sua residência.

Para ser vacinado é necessário apresentar laudo (original e cópia) que comprove uma das três condições de saúde exigidas para esta etapa da campanha (diabetes, obesidade ou comorbidades), além de documento de identificação com foto e CPF. Os portadores de diabetes que não tiverem laudo, devem levar a receita médica (também original e cópia) em papel timbrado do SUS ou da rede particular.

Como medida de simplificação, a Semsa também estabeleceu que a declaração de comprovação de obesidade mórbida pode ser emitido por profissional médico ou por qualquer outro profissional da saúde, de nível superior, como enfermeiro, nutricionista, farmacêutico e educador físico, por exemplo, que ateste o IMC do paciente dentro do critério exigido.

As pessoas de 58 e 59 anos que ainda não tomaram a vacina também devem procurar um dos postos de vacinação ao longo da semana. Só não devem se vacinar as pessoas que estiverem com alguma doença na fase aguda. Estas devem aguardar a recuperação total. No caso de Covid-19, é preciso aguardar 30 dias após os primeiros sintomas para ser vacinado.

A estimativa é de que existam em Manaus aproximadamente 30 mil pessoas de 55 a 59 anos com diabetes, obesidade mórbida ou algum tipo de cardiopatia. A secretária municipal de saúde interina, Aline Rosa Martins, afirma que, com o recebimento de novas remessas do Ministério da Saúde, a campanha vai avançar até contemplar todas as idades com essas comorbidades.

“Primeiro as três, escolhidas por apresentarem  os maiores índices de internação e morte de pacientes com Covid-19, e na sequência as demais, cobrindo toda a faixa etária de 18 a 59 anos, conforme estabelecido pelo plano nacional de imunização”, explica Aline, ressaltando que o total de pessoas apenas com as três comorbidades deve ser maior que 600 mil em Manaus, de acordo com os sistemas de informação disponíveis.

São 22 as doenças elencadas pelo Ministério da Saúde para a vacinação contra a Covid-19. Ao acessar a janela “Comorbidades” no sistema Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br) o usuário tem acesso à lista e à explicação técnica de cada uma delas.

Novo Calendário de vacinação - até 3/4:

Pessoas com comorbidades, de 55 a 59 anos

Comorbidades da fase atual da campanha:

Diabetes mellitus

Obesidade mórbida

Cardiopatias: Insuficiência cardíaca (IC); cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromescoronarianas; valvopatias; miocardiopatias epericardiopatias; doenças da aorta, dosgrandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatiascongênita no adulto; próteses valvares edispositivos cardíacosimplantados.

Pontos de atendimento das 9h às 16h:

Zona Norte

Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola

Rua Gandu, 119, Cidade Nova

Zona Sul e Centro-Sul

Centro Cultural dos Povos da Amazônia

Avenida Silves, 2.222, Crespo

Universidade Paulista (Unip)

Avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.490, Parque 10 de Novembro

Universidade Nilton Lins

Avenida Professor Nilton Lins, 3.259, Flores

Zona Leste

Clube do Trabalhador do Sesi/AM

Avenida Cosme Ferreira, 7.399, São José

Zona Oeste

Balneário do Sesc/AM

Avenida Constantinopla, 288, Alvorada

Centro de Convenções de Manaus (sambódromo)

Avenida Pedro Teixeira, 2.565, Dom Pedro, zona Oeste.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes