Ir para o conteúdo

Vacinação contra a Covid-19 completa seis meses em Manaus

A campanha de vacinação contra a Covid-19, que a Prefeitura de Manaus realiza desde o dia 19 de janeiro, completou seis meses nesta segunda-feira, 19/7. Nesse período, foram aplicadas 1.389.322 doses, entre primeira e segunda, no caso da CoronaVac, da AstraZeneca e da Pfizer, e única, como é a da farmacêutica Janssen. O trabalho envolve mais de dois mil servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), além de funcionários de órgãos municipais e das Forças Armadas, entre outros parceiros.

Na capital amazonense, a campanha segue em ritmo acelerado e, diferentemente de outras cidades, já conseguiu fechar todos os grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e praticamente, concluir todas as faixas etárias, faltando apenas a de 18 anos.

“Desde o início deixei clara a minha posição quanto à vacinação, de que ela seria a mais rápida possível. E assim vem acontecendo. À medida que as doses chegam, avançamos nos grupos e nas idades. Em pouco tempo todo o público vacinável terá recebido a primeira dose do imunizante”, destacou o prefeito David Almeida.

Segundo o gestor, esse desempenho é resultado, além da capacidade técnica, da dedicação e competência de todos os envolvidos na campanha.

“Aproveito para fazer um agradecimento público a essas pessoas que têm trabalhado incansavelmente para assegurar a proteção a nossa população, e também a todos os parceiros que têm nos apoiado de diferentes formas nessa batalha contra o novo coronavírus”, salientou.

A secretária Shádia Fraxe, da Semsa, lembrou que ainda em janeiro foram muitos os problemas enfrentados para que a campanha pudesse ser iniciada.

“Tínhamos muitos servidores afastados, por terem contraído a doença. Perdemos muitos deles para esse mal. Essa campanha é, de longe, a maior e mais complexa campanha de vacinação que Manaus e o mundo já viveram. Todos os dias enfrentamos o desafio de manter as equipes, de estimular esses servidores que atuam nos postos, planejar, organizar toda a estrutura disponibilizada para vacinar a população”.

A secretária destacou que o trabalho não se limita ao atendimento nos pontos de vacinação. Segundo ela, a atividade de bastidores, para a preparação das doses a serem distribuídas nos postos, começa bem cedo, por volta das 5h30, e só encerra após o planejamento do dia seguinte, e das próximas etapas, estarem concluídos.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes