BLOG DO MÁRIO ADOLFO
Você gostaria de receber notificações em tempo real e não perder nenhuma notícia importante?
Cancelar
Aceitar

Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Servidores da Aleam contribuem para fortalecer o banco de sangue do Hemoam


A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio do programa Doador Legal, promove até o próximo dia 30, ação que incentiva servidores, colaboradores e a sociedade em geral, a doação de sangue junto à Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). A expectativa é que 150 doadores compareçam à sede do Hemoam, localizada Avenida Constantino Nery, 4397, bairro Chapada de 8h às 17h, nessa que é a primeira edição da campanha em 2020, outras duas ações tiveram que ser canceladas por conta da pandemia pelo novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com a diretora de Assistência Social da Aleam, Isabel Pacheco, um dos maiores desafios para os organizadores da ação, são justamente os efeitos da pandemia. Por isso, o trabalho de conscientização e o oferecimento de atendimento seguro seguem sendo o caminho para fortalecer as doações.

“A Assembleia faz em média três ações como essa, ao longo do ano. Contudo, nossos servidores e colaboradores estavam o ano inteiro sem doar, por conta da pandemia. Mas, hoje estão aqui atendendo ao chamado do Hemoam e a adesão de todos nos deixa muito feliz”, destacou Isabel Pacheco.

Doação por amor

O empresário Ricardo Feitosa Paixão também compareceu ao Hemoam, nesta quinta-feira (22), para doar. Mas, para fazer uma doação diferente, pouco conhecida entre a população. Ricardo estava lá, para fazer a chamada doação Aferese, ele mesmo quis explicar no que consiste o método.

“É uma doação especifica. O plasma e a plaqueta são separados do sangue. Uma máquina separa e filtra o sangue que depois é reintegrado ao organismo. Essa doação requer tempo e muita vontade de ajudar ao próximo”, explicou Ricardo Paixão.

Dependendo da necessidade, os organismos separados do sangue, são enviados para paciente submetidos a cirurgias, a exemplo das cardíacas.

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.