Bookmarks

You haven't yet saved any bookmarks. To bookmark a post, just click .

Cartilha produzida por estudantes do Amazonas alerta sobre consumo de álcool entre universitários


O consumo abusivo de álcool mata mais de três milhões de pessoas por ano, e uma em cada 20 mortes está relacionada com o consumo de bebidas alcoólicas. Entre jovens de 20 a 29 anos a taxa alcança 13,5%, segundo dados do “Relatório Global sobre Álcool e Saúde”, publicado em 2018 pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Com o intuito de contribuir para redução desse índice no Amazonas, universitários produziram uma cartilha educacional sobre o alcoolismo, com informações sobre o consumo de álcool no Brasil, prevenção e efeitos negativos do excesso da bebida na vida das pessoas.

A cartilha educativa se destina a jovens universitários que em qualquer momento da graduação podem vir a experimentar bebidas alcoólicas e desenvolver hábitos em níveis nocivos. Diante disso, o material vem para contribuir com mais informações sobre o tema, estimular estudos, debates e reflexões, principalmente entre jovens e estudantes.

O projeto “Construção e validação de cartilha educacional sobre alcoolismo para estudantes universitários” foi desenvolvido pela graduanda Rafaela Oliveira, que cursa o 7º período de Medicina na Universidade Estado do Amazonas (UEA), sob a orientação da professora doutora Elizabeth Texeira. O trabalho teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic).

De acordo com dados contidos na cartilha, 19% dos universitários brasileiros já experimentaram algum tipo de bebida alcoólica. Dentre esses, 22% estão em risco de dependência.

Redação BMA

Redação BMA

As principais notícias do Amazonas, do Brasil e do mundo. Mais de 40 anos de jornalismo com credibilidade.