Ir para o conteúdo

A Justiça Eleitoral do Amazonas começou a derrubar fake news (notícias falsas) nas eleições deste ano. A juíza da Propaganda Sanã Nogueira Almendros de Oliveira deferiu, nesta terça-feira (6), um pedido de liminar para que o Portal da Maria, de propriedade de Maria de Nazaré Lima Meneses, remova imediatamente publicação de notícias falsas contra o candidato a prefeito de Manaus David Almeida (Avante). Do mesmo modo, a juíza notificou o Facebook do Brasil a remover os links das mesmas matérias.

Pela decisão da juíza da Propaganda, constatou-se que a postagem, objeto da ação aberta pela defesa de David, ainda antes do início oficial da campanha eleitoral, caracteriza-se como conteúdo com o claro propósito de tão somente “denegrir a imagem do pré-candidato”. A juíza observou que a publicação, que acusava o candidato de “distribuição de rancho”, não conta com nenhuma prova. “A notícia falsa caracterizada merece censura à referida publicação por ultrapassar a livre manifestação de pensamento”, disse Sanã Oliveira, na decisão.

A ordem judicial determinou a remoção do conteúdo divulgado na internet no prazo razoável para o cumprimento, não inferior a 24 horas. De acordo com a decisão, sob pena de nulidade, a exclusão deverá conter a URL e, caso inexistente esta, a URI ou a URN do conteúdo específico, observados, nos termos do artigo 19 da Lei nº 12.965/2014, no âmbito e os limites técnicos de cada provedor de aplicação de internet.

A ação promovida pela defesa de David contra a publicação do Portal da Maria é apenas uma das mais de dez que foram abertas sobre outras publicações do mesmo portal e de outros portais e blogs de notícias que replicaram a mesma fake news, além de outras notícias falsas contra o candidato da coligação Avante Manaus, de forma sistemática, desde setembro até os primeiros dias de outubro.

Fake News - A defesa de David apontou na acusação que, no dia 24 de setembro de 2020, o Portal da Maria publicou matéria, por meio da qual afirmava que tinha recebido “várias denúncias com vídeos e fotos nas quais aparecem funcionários da Sejusc e o governador Wilson Lima com a equipe do pré-candidato a prefeito David Almeida”. Sem provas, a fake news dizia que a equipe estaria “usando a estrutura da máquina pública para promoção de sua campanha para Prefeito de Manaus e assim pedir votos”.

Na argumentação, a defesa expôs à Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral, do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), que “o uso de imagens e texto absolutamente inverídicos e fora de contexto tinha a única finalidade de difamar o representante perante a opinião pública”.

De acordo com a equipe jurídica de David, a publicação “não se trata de crítica ou expressão de opinião à personalidade pública, mas de veiculação de informações sem a finalidade jornalística, puramente visando à criação de conteúdo negativo, desabonador, sem lastro em procedimentos de órgãos de controle estatal (processo administrativo, investigação MP ou processo judicial)”.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes