Ir para o conteúdo

Cheia: Garantido já prepara saída do galpão para área do Bumbódromo

Por conta do avanço no nível do Rio Amazonas, que  começou a entrar na parte do calçamento da Cidade Garantido, além de invadir os galpões, a diretoria do Boi Bumbá Garantido comunicou o Governo do Estado;  Secretaria de Cultura e Prefeitura  de Parintins sobre a situação e a busca de auxílio. O objetivo é alinhar o suporte necessário para o funcionamento de uma estrutura para realização dos trabalhos artísticos, na área de concentração do Bumbódromo.

De acordo com o presidente Antônio Andrade, existe uma preocupação com o inevitável alagamento.

"Estamos em contato com o Governo do Amazonas e a  Prefeitura  de Parintins para termos apoio. Afinal, os trabalhadores não podem fazer nada. Este é o momento de usar soldas e não colocaremos ninguém em risco. Não é a primeira vez que isso acontece e garanto que as dificuldades serão enfrentadas e nós sairemos mais fortes", garantiu.

Andrade disse ainda, que todas as medidas necessárias foram tomadas pela diretoria do bumbá para se antecipar ao problema causado pelo fenômeno natural da enchente e dar qualidade de trabalho aos artistas. "Reformamos o telhado e ajustamos  as caneletas, além de termos refeito a parte elétrica.  Porém, as águas que entram na Cidade Garantido vem do rio e também são da chuva. Teremos que sair", explicou.

A Direção Geral do Espetáculo (DGE) e a diretoria da  Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido estão montando um planejamento da saída dos módulos de alegorias para a concentração, na área externa do Bumbódromo.

Para um dos coordenadores da DGE,  Ito Teixeira, a questão da cheia prejudicou o início do trabalho de alegorias, assim como as fortes chuvas, que alagaram o galpão central.

"Realizamos o planejamento para organizar o galpão, com melhorias no telhado, nas calhas, nas partes elétricas e a rota de fuga para apresentar ao Ministério do Trabalho", pontuou.

Dentro dos galpões, os artistas responsáveis pelas alegorias trabalham para acelerar a confecção da estrutura dos módulos e aprontar o que for possível para facilitar o translado e a montagem final na área de concentração.

"Como tínhamos a expectativa da cheia ser grande, tivemos que transferir do dia 1º para o dia 10 de março, os trabalhos de galpão, começando a movimentar as bases para os lugares onde os artistas iam trabalhar”, assinala.

Alegorias na praça

Essa é quarta vez que o Garantido deve montar o projeto artístico de alegorias, na concentração do Bumbódromo, por conta da cheia.

Ito Teixeira atribui o desgaste dos galpões ao descaso de diretorias anteriores.

Ele  também destacou que os artistas se empenharam para adiantar a montagem das estruturas metálicas das alegorias para facilitar a remoção à área de concentração do Bumbódromo. A mudança deve ser realizada após da Festa da Alvorada.

“O projeto de arena não muda, mas teremos um pouco de dificuldades na execução por conta do trabalho ser ao ar livre, porém estamos prontos para dar o melhor.  Agora, teremos um processo de mudança. Não podemos construir um galpão, teremos que montar a tenda para trabalhar embaixo e lá montar escultura, montar as peças e colocar nas alegorias. E essa estratégia já planejamos, usando nossa. experiência”, falou.

De acordo com dados da Coordenadoria de Defesa Civil, o nível da enchente registrada, em média este ano em Parintins, está até agora, 19 centímetros acima do mesmo período do ano passado.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes