Ir para o conteúdo

"Universidade deveria ser para poucos", diz ministro da Educação Milton Ribeiro

O atual ministro da Educação, Milton Ribeiro, defendeu que a universidade deveria ser para poucos. Segundo ele, em entrevista à TV Brasil, o investimento principal deveria ser em cursos técnicos de institutos federais.

“Tem muito engenheiro ou advogado dirigindo Uber porque não consegue colocação devida. Se fosse um técnico de informática, conseguiria emprego, porque tem uma demanda muito grande”, disse o ministro na noite desta segunda-feira, 09.

Ele afirmou ainda que parte das vagas nas universidades são direcionadas aos filhos de quem sustenta as instituições.

“Pelo menos nas federais, 50% das vagas são direcionadas para cotas. Mas os outros 50% são de alunos preparados, que não trabalham durante o dia e podem fazer cursinho. Considero justo, porque são os pais dos ‘filhinhos de papai’ que pagam impostos e sustentam a universidade pública. Não podem ser penalizados”, disse.

Ele criticou ainda os reitores de universidades federais por terem, em grande maioria, posicionamento contrário ao governo federal.

"Respeitosamente, vejo que alguns deles optaram por visão de mundo à esquerda, socialistas. Eu falei para eles: se formos discutir essas questões, nunca vamos chegar a um acordo. Eu acho que reitor tem que cuidar da educação e ponto final".

O ministro afirmou que, caso a decisão fosse unicamente dele, os professores já teriam voltado às aulas presenciais há muito mais tempo.

"Como que o professor é capaz de ficar em casa e deixar as crianças sem aula? A culpa não é do governo federal. Se pudesse, eu teria mandado abrir todas as escolas. Mas não podemos, depende das redes municipais e estaduais".

Fonte: A Tarde (UOL)

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes