Ir para o conteúdo

O sistema de votação on-line grátis Ferendum tem sido bastante usado no Amazonas para medir a preferência do eleitorado. As enquetes têm sido criadas na internet e muitos parlamentares ou pré-candidatos vêm divulgando pelo próprio Whatsapp  o endereço eletrônico pedindo votos. Mesmo sem ser oficial, a pesquisa tem a capacidade de medir parte da preferência do eleitorado e ajuda a divulgar os nomes de quem pretende algo nas eleições de outubro.

Na primeira amostragem para deputado federal,  o deputado  Silas Câmara (PRB), lidera com  754 votos (17.1 %). A surpresa é a performance do Cap. Alberto Neto (PSC), que vem em 2º, com  703 (15.9 %). Em, 3º surge Átila Lins (PP), que nunca perdeu uma eleição, com   421 (9.5 %). Nesta enquete votaram 4.14 pessoas, durante dois dias.

A Associação dos Oficiais da Polícia e o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (AOPBMAM) já escolheu, durante plebiscito, o coronel do Polícia Militar, Amadeu Soares para concorrer ao cargo de deputado estadual e o capitão Alberto Neto, como candidato a deputado federal.

No páreo

Também aparecem na enquete Conceição Sampaio (PSDB), com  385 (8.7 %); Sidney Leite (PSD),   139 (3.1 %) e Marcelo Serafim (PSB), 123 (2.8 %).

Baixinhos no quartel

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) aprovou ontem o  Projeto de Lei nº 368/2011, de autoria do deputado  Luiz Castro (Rede), que reduz a estatura exigida para homens e mulheres ingressarem na Polícia Militar do Amazonas. O texto propõe altura mínima de 1,60 m para homens e 1,55m para mulheres.

Parâmetro europeu

Antes era necessário que os homens tivessem 1,65 m e as mulheres 1,60m.

— A lei impõe um parâmetro europeu de estatura, quando a altura média dos amazonenses é de 1,699m masculino e 1,578m feminino.

Projeto Sinésio

Após a aprovação o presidente da Casa, David Almeida, batizou o PL de “Projeto Sinésio”. A gargalhada foi geral no plenário.

Servidores da Eletrobras

O senador Eduardo Braga (MDB/AM) conseguiu incluir, oficialmente, no relatório da Medida Provisória 814/2017 – que reestrutura segmentos do setor elétrico –, item que assegura a estabilidade de, no mínimo, dois anos dos trabalhadores das concessionárias da Eletrobras, caso sejam privatizadas.  Se houver demissão ainda assim, eles irão receber indenização equivalente a dois anos trabalhados, além dos direitos previstos em lei.

Lula presente

O 1º Seminário de Serviço Social e Direitos Humanos no Amazonas, uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Participação Legislativa da Assembleia Legislativa  (Aleam), que tem como presidente o deputado José Ricardo Lula (PT).

É isso mesmo, o Zé Ricardo incorporou o no e de Lula em solidariedade ao ex-presidente preso.

Se a moda pega

Também é membro da Comissão de Direitos Humanos o deputado Luís Castro, da Rede. Se a moda pega, Castro teria que passar a se chamar Luís Martina Castro.

É cruel

O deputado Platiny Soares (PSB) se solidarizou com os servidores celetistas que estão sendo demitidos pelo Governo do Estado.

— É uma crueldade o que vem sendo praticado hoje contra os celetistas, que precisam estar amparados pela Aleam –, cobrou.

É injusto

Platiny observou que os celetistas demitidos pelo governo são pessoas com mais de 25 anos de serviços prestados ao Estado, muitos deles com mais de 60 anos de idade.

Amizade vermelha

A presidenciável, Manuela D’Ávila, que visitou Manaus, tuitou uma mensagem carinhosa para a senadora Vanessa Grazziotin. Ambas são do PCdoB.

— Essa Loura, nossa primeira senadora mulher, catarinense que desbravou o Amazonas, que luta por nosso Brasil.

Encontro das Águas

A mensagem foi tuitada depois de um passeio pelo Encontro das Águas.

—  Obrigada pelos dias de aprendizado e carinho no encontro das águasescreveu Manu.

Homofobia na igreja

O padre-cantor Reginaldo Manzotti está se credenciando como porta-voz da ala mais homofóbica da Igreja Católica. Em entrevista a Pedro Bial, ele disse sobre os trans coisas como:

—Nós não podemos dizer que está tudo bem. Não está bem. Deus criou o homem e a mulher.

Medo de trans

O padre disse que teme que a maioria da população se torne trans.

 — Os trans são um ataque contra o Deus criador – disparou o padre, deixando a comunidade LGBT irada.

APLAUSOS

À seringueira  aposentada Nazaré Pereira, de 71 anos, que depois de um curso de alfabetização aprendeu a ler e escrever e, agora, quer ir mais longe. Ela sonha em fazer curso de direito. “Ainda serei advogada”, diz. Nazaré foi alfabetizada pelo programa Quero Ler, em Cruzeiro do Sul, no Acre.

VAIAS

Para as condições em que trafegam os ônibus articulados de Manaus, totalmente sucateados, barulhentos (rangendo, como se circulassem com peças de ferro quebradas) , sujos e que volta e meia tem um no prego. Está na hora da frota ser renovada.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes