Ir para o conteúdo

Ufam notifica alunos investigados por fraudar sistema de cotas

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) publicou no site oficial da instituição  um comunicado pedindo para que 35 alunos entrem em contato  de forma urgente com a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) para "tratar de assunto de interesses deles".

De acordo com a assessoria de comunicaçao da Ufam, alguns alunos da lista precisam resolver situações pendentes em relação a seus estágios, enquanto outros estudantes citados estão sendo comunicados oficialmente de um processo de investigação em curso na instituição sobre o sistema de cotas. Segundo a universidade, "eles precisam ter ciência que o processo está correndo. Não é fase decisória".

Em 2018, um levantamento do jornal ‘O Estado de São Paulo’ mostrou que 72% das denúncias de fraude nas matrículas de estudantes no sistema de cotas raciais, da Região Norte, partiram de Manaus. No Brasil, 1/3 das universidades federais abriram sindicância para apurar as denúncias, a maioria já teve a matrícula indeferida, mas parte conseguiu retornar aos estudos por liminares, contrariando as decisões administrativas.

Em 2020, como mostrou o Blog do Mário Adolfo, vazaram nas redes sociais fotos e até mesmo o número de matrículas de alunos e que se autodeclaravam em alguma das opções do sistema de cotas. São alunos de vários cursos, mas, principalmente de Direito e Medicina, e que acabaram sendo acusados de não respeitar o sistema de cotas.

Segundo a professora Elizangela de Almeida Silva, a Comissão de Heteroidentificação se reunirá para tomar uma decisão. "O posicionamento oficial será feito depois que analisarmos as denúncias, com  as Bancas de Heteroidentificação. A partir disso é que há uma decisão sobre quem realmente fraudou ou não. Aí sim chegaremos às medidas cabíveis", explicou a professora Zanza, da Comissão de Heteroidentificação e do Conselho Universitário (Consuni).

Investigação está em curso e alunos podem ser expulsos caso fraudes sejam comprovadas
Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes