Ir para o conteúdo

Turistas de Manaus em viagem de van testam positivo para Covid-19 e 7 são internados em Araraquara

Sete pessoas, incluindo duas crianças, que saíram de Manaus (AM) em férias, testaram positivo para Covid-19 e estão internadas em Araraquara(SP). O grupo de 10 pessoas estava em uma van que deixou a capital amazonense no dia 26 de dezembro e esteve em vários estados brasileiros. A notícia é do G1.

O grupo, que passava pela região de Araraquara na segunda-feira (11), parou na cidade para receber atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Xavier após uma passageira de 55 anos apresentar os primeiros sintomas da doença. Eles fizeram testes no mesmo dia e 7 pessoas tiveram resultado positivo para o novo coronavírus.

“Ela comentou sobre fadiga, respiração ofegante. Estamos preocupados porque ela foi entubada, disse o corretor imobiliário Pablo Maciel de Almeida, de 34 anos.

A mulher está em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa e outras seis pessoas estão no Hospital de Campanha, incluindo duas crianças, de 3 e 8 anos.

Mulher está na Santa Casa

Em entrevista ao G1 nesta quarta-feira (13), o corretor de imóveis disse que ele e outros dois passageiros testaram negativo. “Ficamos bem receosos antes de fazer o teste, apreensivos. Deu negativo, ficamos mais aliviados", afirmou. Ele e os colegas estão “morando na van” desde então.

Almeida contou que todos que estavam na van são amigos e que aproveitaram o fim de ano para viajar.

"Saímos de Manaus em um período em que a doença estava mais controlada e resolvemos nos aventurar em algumas estradas do país. A gente seguiu viagem por Porto Velho, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e depois viemos para São Paulo", disse.

Retorno

O grupo pretendia voltar a Manaus no dia 15 de janeiro. Por conta da contaminação, isso só deve acontecer quando todos forem liberados da quarentena. Três pessoas seguem dentro de uma van, que está estacionada nas proximidades da UPA.

"Como não temos tanto recurso para estadia e a prefeitura não conseguiu nenhum hotel para nos hospedar, eles estão nos assistindo em relação a alimentação. Mas nossa maior questão hoje é dormir e higiene pessoal. Mesmo testando negativo, temos que ficar na cidade por dez dias, por conta do contato que tivemos com eles", explica.

Segundo Almeida, a reserva que o grupo tem é pequena e, por isso, eles estão aceitando ajuda. A prefeitura está fornecendo alimentação e permitindo que eles utilizem um quarto com banheiro na UPA da Vila Xavier. Procurada, a Secretaria Municipal de Saúde ainda não se manifestou sobre o assunto.

Fonte: G1

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes