Ir para o conteúdo

Trinta pacientes de Manaus com covid-19 serão transferidos para Teresina

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU/UFPI) vai receber, nesta quinta-feira (14), 30 pacientes de Manaus, capital do Amazonas, infectados com covid-19. O transporte será feito pelo avião da Força Aérea Brasileira (FAB). A previsão é que os pacientes cheguem ao Aeroporto Senador Petrônio Portella às 13h. As informações são do GP1.

O médico Gilberto Albuquerque, presidente da Fundação Municipal de Saúde, informou que a Prefeitura de Teresina dará todo o suporte relacionado à logística. "Todos eles irão para o HU, são 30 pacientes", declarou.

"Já organizamos a logística de recebimentos dos pacientes. Ambulâncias avançadas, equipe de triagem, oxigênio, máscaras, cadeiras de rodas, apoio de transporte. O Hospital Universitário irá receber os pacientes", detalhou o médico.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) municipal será o responsável pela remoção dos pacientes do aeroporto para o HU. Foram disponibilizadas 11 ambulâncias, sendo duas de suporte avançado e quatro de suporte básico para fazer a transferência.

FMS

Em nota, a assessoria da Fundação Municipal de Saúde informou que foi o próprio ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, foi quem entrou em contato com o presidente Gilberto Albuquerque informando que enviaria os pacientes. Confira abaixo a nota na íntegra:

Equipes do Ministério da Saúde estão em Manaus (AM) remanejando pacientes COVID para cidades brasileiras que tem suporte em saúde para recebe-los. Ao todo 30 pacientes chegarão em Teresina às 13 h no Aeroporto Senador Petrônio Portella, em avião da Força Aérea Brasileira.

Na madrugada desta quinta-feira (14) o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, entrou em contado com o presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, informando que enviaria os pacientes COVID para Teresina.

“Já organizamos a logística de recebimentos dos pacientes. Ambulâncias avançadas, equipe de triagem, oxigênio, máscaras, cadeiras de rodas, apoio de transporte. O Hospital Universitário irá receber os pacientes”, informou Gilberto Albuquerque.

São 11 ambulâncias disponibilizadas para o transporte dos pacientes, sendo duas avançadas e nove básicas. “Os pacientes são clínicos. Faremos a triagem deles ainda dentro do avião para analisarmos o quadro de saúde antes de realizarmos o transporte”, diz Gilberto.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes