Ir para o conteúdo

Trajetória de personalidades negras do Amazonas pode ser acessada em site

As histórias dos quinze protagonistas que compõem o projeto “Direito à Memória” já estão disponíveis no site www.direitoamemoria.com. O “Direito à Memória”, um projeto de pesquisa artística de multilinguagem com foco nas figuras negras importantes para o Amazonas, traz, ainda, vídeos com narrativas poéticas sobre esses personagens. Escrito por Maria do Rio Negro e executado por Keila Serruya Sankofa, o projeto conta também com ilustrações e fotografias.

“Entendemos que há muito apagamento de pessoas negras da nossa história, então se há muitas figuras importantes que estão apagadas, nada mais interessante que ter um site para oferecer informações sobre pessoas que não têm reconhecimento, mas que têm ações sociais que fazem toda diferença nesse estado. A web é um lugar que a gente pode construir diálogo, e no qual podemos alcançar mais pessoas e, consequentemente, conhecer mais personagens nesse processo”, destaca Keila Serruya, idealizadora da ação.

Os vídeos foram gravados há um ano, e fazem parte da terceira etapa do projeto, composto pela exposição dos registros, em foto e vídeo, além das ocupações realizadas nos ônibus coletivos das zonas Norte e Leste. A ação nos ônibus ocorreu uma semana antes da Consciência Negra e percorreu bairros periféricos da cidade de Manaus. Os ônibus, segundo Keila Serruya, foram transformados em galeria de arte. 30 estandartes com imagens de figuras negras importantes para o estado do Amazonas foram fixados nos coletivos.

“O objetivo da iniciativa é reivindicar memória, marcar território e construir um novo olhar não embranquecido sobre todos os viventes desse lugar. Nada mais poderoso do que priorizar o transporte público para propor diálogo. Agora as imagens em foto e vídeo e a história desses protagonistas também podem ser acessadas no site”, reforça Keila.

O projeto “Direito à Memória” é composto e executado juntamente com uma equipe formada por pessoas negras e indígenas, realizado pelo Grupo Picolé da Massa, com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio do Edital Conexões Culturais, Pedra de Fogo Produções, Coletivo Ponta de Lança e Fita Crepe Produções. A iniciativa tem, também, o apoio mais que necessário da historiadora Patrícia Melo e do ativista Juarez Júnior, personalidades importantes durante todas as fases desse processo.

Sobre os personagens

Ao todo, quinze mobilizadores são homenageados nesta atividade, todos os protagonistas foram estudados e tiveram suas histórias recontadas a partir das suas narrativas absorvidas nesse processo. Conheça mais dessas pessoas no site www.direitoamemoria.com

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes