Ir para o conteúdo

Em videoconferência com o prefeito de Miami, Francis Suarez, e o vice-prefeito de Segurança Pública de Los Angeles, Jeff Gorrel, o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio (PSDB) disse que não está convencido de que reabertura das atividades econômicas sejam benéficas neste momento.

— O governador [do Amazonas, Wilson Lima] propõe a reabertura a partir de 1º de junho, mas eu considero uma decisão prematura. Não houve preparação para isso –, afirmou Arthur.

A reunião, que teve por objetivo a troca de experiências sobre o combate à Covid-19, foi promovida pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e mediado pelo prefeito de Vitória, Luciano Rezende, vice-presidente de Relações Internacionais da FNP.

Trágica coincidência

As três cidades representadas na conferência coincidem em ter apresentado números grandes de infectados e  de mortalidade. Além de terem  adotado medidas rígidas para o isolamento social.

— No momento, vivemos uma contradição: o número de mortes caiu, mas o número de pessoas infectadas aumentou –, admitiu o Arthr.

Prefeito é contra a reabertura das atividades econômicas 

Retomada da curva

O prefeito teme uma retomada na curva de contágio em proporções maiores e mais letais em todo o Estado, com reflexos muito negativos para Manaus.

— Se fosse uma realidade isolada, eu diria que Manaus está controlada. Mas não é. O interior é desvalido, não tem estrutura.

Índios preocupam

Virgílio também manifestou ao americanos sua preocupação com as populações tradicionais, como os povos indígenas.

— Então, temo que, em Manaus, soframos uma segunda onda, que poderia ser muito mais grave que a primeira –, alertou.

Tio Sam solidário

O governador Wilson Lima também participou de uma videoconferência virtual importante para o combate à pandemia.

No encontro foi feita a de entrega de 1,1 milhão de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) doados pela Embaixada dos Estados Unidos ao Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz, referência no atendimento de Covid-19, no Amazonas.

Boa notícia

Wilson garantiu que Manaus já registra uma queda nos números de Covid-19, “indicando que todas as decisões que tomamos foram acertadas, como ampliar nossa capacidade de atendimento e melhorar os fluxos” –, comentou o governador.

O gargalo da saúde

Ao fazer opção pelas Organizações de Saúde (OS), o Amazonas vai na contramão do Sistema Único de Saúde (SUS) e inviabiliza o recebimento de recursos do governo federal.

A advertência é do  deputado Serafim Corrêa (PSB) durante sessão virtual da Assembleia Legislativa.

30 anos na contramão

Sarafa alertou que desde a fundação do SUS, há 30 anos, o Amazonas caminha na contramão e não quer seguir as regras do sistema. Assim, não se habilita em receber os recursos que o SUS disponibiliza.

Exemplo negativo

O líder do PSB observa que, embora sejamos o estado que, proporcionalmente, mais gasta, não temos uma saúde boa. Além de que, de um tempo para cá, o Amazonas resolveu caminhar para as  OSs.

— Até onde sei, as OSs só têm tido exemplos negativos –, cutucou  o deputado.

Deputado disse que avanço de organizações sociais no Amazonas é um equívoco 

Eleição mantida

O ministro Luís Roberto Barroso assumiu a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afastando a possibilidade de cancelamento das eleições municipais de outubro.

No entanto, Barroso admite que, se necessário, por conta da pandemia da Covid-19, o pleito será adiado.

O presidente do TSE observa que as eleições somente devem ser adiadas se não for possível realizá-las sem risco para a saúde pública.

— Em caso de adiamento, este deverá ser pelo prazo mínimo e inevitável —, explicou o ministro.

Pode vir quente

No Amazonas, o  novo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AM), Aristóteles Thury, declarou que seja qual  for a decisão, o Amazonas o eleitoral vai estar preparado para realizar a eleição.

Aristóteles afirmou que o TRE-AM participa de discussões nacionais 

Era venenosa

O advogado criminalista André Perecmanis, professor universitário, afirmou que a militante bolsonarista Sara Winter deveria ser presa, depois de ameaçar o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.

Troca de socos

Investigada por integrar quadrilha que dissemina fake news, Sara Winter postou vídeo lamentando não poder estar em SP para ‘trocar socos’ com o Ministro Alexandre de Moraes.

Perigosa

A militante foi alvo da ação da Polícia Federal nesta quarta-feira (27) determinada pelo ministro da Corte.

"A gente vai descobrir os locais que você frequenta, quem são suas empregadas domésticas, a gente vai descobrir tudo da sua vida, até o senhor pedir pra sair" –, disse ela no vídeo.

Com a macaca

A bolsominion estava com a “macaca” e não poupou adjetivos e ofendas:

— Juro por Deus essa é a minha vontade. Eu quero trocar soco com esse (*), com esse arrombado! – ameaçou Winter.

Cadeia nela

Por toda a gravidade das ofensas morais (desculpem o trocadilho), o criminalista André Parecmanis foi taxativo:

— Um investigado que ameaça o magistrado que cuida do caso deve ser preso preventivamente. Fim –, escreveu o criminalista no Twitter.

ÚLTIMA HORA

O astro Cristiano Ronaldo "quebrou a internet" nesta terça-feira ao exibir um novo visual, numa versão descabelada. É bastante possível que o craque da Juventus tenha apenas soltado o coque, presente nos últimos tempos, mas a franja chamou a atenção de todos os seus milhões de seguidores. Alguns até brincaram com as semelhanças ao personagem Edward Mãos de Tesoura.

ORGULHO

O Retiro dos Artistas, no Rio de Janeiro,  vem recebendo nos últimos dias doações feitas por vários cantores. Nesta segunda-feira, um caminhão chegou com alimentos doados por Zeca Pagodinho. No fim de semana, foram mais 252 cestas básicas entregues, arrecadadas das lives feitas por Alcione, Thiaguinho, Dudu Nobre, Fábio Jr. e Roberta Miranda. Na última sexta-feira, Latino já tinha enviado álcool gel e máscaras arrecadadas durante seu show virtual. O ator Paulo César Pereio, morador da instituição desde janeiro, agradeceu  em nome de todos os artistas. “Fica aqui o nosso agradecimento por mais essa doação. O carinho e apoio de cada um tem sido fundamental para continuarmos cuidando dos nossos residentes".

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes