Ir para o conteúdo

Top 10 Manaus – As músicas com a cara da nossa capital

Nesta quarta-feira, 24 de outubro, Manaus está em festa, afinal, são 349 anos de história da cidade que é considerada a capital do norte. Com suas belezas, encantos e mistérios, Manaus é uma fonte de inspiração para artistas, poetas, escritores e cantores.

O poeta Aníbal Beça resume bem o que é ser apaixonado por Manaus “Toda cidade se habita como lugar de viver. Só Manaus é diferente pois em vez de habitá-la é ela quem me habita”.

E para celebrar a data, o Blog do Mário Adolfo elaborou uma lista de 10 canções que expressam o clima e a alma de Manaus, por Marcus Vinícius Pessoa e Mário Adolfo Filho.

10 – Manaus Cidade Grande, Costume De Interior Pequeno – Cabocrioulo

A banda Cabocrioulo é uma das mais conhecidas de Manaus pelo público jovem. O trabalho autoral ressalta com genialidade as vertentes amazônicas que resultam numa musicalidade regional. Na canção ‘Manaus cidade grande com costume de interior pequeno’, por exemplo, o grupo conta como Manaus tem crescido nos últimos anos e como ainda continua pequena ao ponto de todos se encontrarem e se conhecerem. “Acho isso muito peculiar. Se formos ao shopping, vamos encontrar, até sair de lá, pelo menos uma dezena de pessoas. Nessa música dizemos até que em Manaus não dá para trair a namorada por que alguém vai acabar vendo. Isso é coisa de cidade pequena, visto que Manaus não para de crescer”, diz o líder da banda, Milton Jorge.

9 – Palafitas – Os Tucumanus

O disco ‘Regional Experimental’, da banda amazonense Tucumanus, é uma obra-prima assinada por Clóvis e Jabá, Denilson Novo com sua guitarra reggae, Daniel Valentim na marcação precisa do baixo, Luis Pepê com uma bateria perfeita, Ricardo Mota (vulgo Ricardinho) e Carol Queiroz nos backing vocals femininos. O rock setentista misturado com o mangue beat de Chico Science, música folk amazonense, MPB e pitadas de punk rock levou os rapazes ao estrelado na noite manauara. ‘Palafitas’ é dos destaques deste álbum e exibe a problemática do comércio de grilagem em sintonia com a ausência de saneamento básico.

8 – Geisislaine – Nicolas Jr.

O maior sucesso do cantor Nicolas Júnior, que chegou em Manaus em 1998 para fazer um curso de música e nunca mais foi embora. No início dos anos 2000 compôs a canção sem saber que se transformaria em clássico imediatamente. Foi no programa de rádio Zona Franca’, comandado por Joaquim Marinho, que Nicolas a tocou pela primeira vez depois de ouvir de Marinho que seu disco era “muito ruim”. “Quando eu terminei de cantar, vi as três linhas de telefone congestionadas, com as pessoas querendo saber que música era essa e onde tinha pra comprar. Aí o Marinho falou: ‘Eu não te falei? Tá aqui a tua linha de trabalho’. Aí eu abandonei tudo e foquei na linha de trabalho do cotidiano amazonense. Ele me apresentou ao Aldízio Filgueiras, poeta maravilhoso, e foi assim que surgiu um trabalho chamado ‘Divina Comédia Cabocla’.

 7 – Deixa Meu Sax Entrar – Teixeira de Manaus

Criador do estilo “Beiradão”, um ritmo genuinamente Amazônida, Teixeira é um dos melhores instrumentistas do Brasil. É famoso no mundo inteiro. Figura simples manteve sua humildade de Caboclo do interior. A música ‘Deixa o meu sax entrar’ é do álbum ‘Teixeira de Manaus – Solista de Sax Vol. 2’ (Copacabana Discos – 1982). Verdadeiro representantes da cultura local.

6 – Renovação – Candinho e Inês

Uma das músicas mais conhecidas do movimento que ficou conhecido como MPA (Música Popular Amazonense). Candinho e Inês têm mais de 35 anos de carreira e ‘Renovação’ tem um solo de flauta que é reconhecido em qualquer roda de boemia da cidade. A música foi vencedora do Festival de Música da Ufam em 1992. Um dos hinos da liberdade da época.

5 – Marapatá – Nilson Chaves

Existe uma ilha fantástica no Amazonas, localizada bem na entrada de Manaus, chamada Ilha de Marapatá. É alcançável pela zona Sul e fica próxima ao Encontro das Águas. A ilha de Marapatá é conhecida como a Ilha da Consciência, segundo a lenda, a ilha é o limite da consciência do homem civilizado: quem sobe o Amazonas deixa a vergonha em Marapatá. E esta ilha foi eternizada na bela canção escrita por Anibal Beça e Armando de Paula e interpretada por Nilson Chaves.

4 – Domingo de Manaus – Chico da Silva

“Resolvi falar Pra quem não visitou e conheceu Manaus Tô dando a dica que resolve logo que tua alma vai sair do caos”. Os versos de Chico da Silva desta música do disco ‘Sambaterapia’, de 1983, trazem uma Manaus que hoje não existe mais. Quem aproveitou essa época, jamais irá esquecer como Manaus era linda cortada por igarapés banháveis e sem violência. Quem curtiu, curtiu ! Quem não curtiu, nunca vai poder entender o que Chico da Silva canta nesta belíssima canção. Tempo bom que não volta nunca mais.

3 – Canção de Manaus – Áureo Nonato

Escrita em 1965 por Aureo Nonato, esta música foi adotada popularmente como hino da cidade. Foi quem popularizou o termo ‘Cidade Sorriso’ para falar da capital do Amazonas.

2 – (Argumento) Não mate a mata – Adelson Santos

Adelson Santos é muito conhecido no cenário cultural do Amazonas. Esta música foi a primeira deste artista que fez estupendo sucesso. Os versos desta canção até hoje são estudados nas escolas de Manaus para explicar às crianças que os rios Negro e Solimões não se misturam.

1 – Porto de Lenha – Torrinho

Esta música é uma crítica aos manauaras que não valorizam suas raízes, algo que é histórico em nossa cidade e percorre o tempo. A primeira versão da letra foi escrita no início dos anos 1970 por Aldísio Filgueiras inspirada em uma composição de Torrinho e Wandler Cunha. “Apesar de Manaus ser um corredor de passagem para uma classe média que não se preocupa em pensar a realidade, acredito que há um amadurecimento na percepção que temos de nós mesmos”, diz Torrinho. Uma música sempre muito atual e belíssima.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes