Ir para o conteúdo

Testagem de Covid-19 na rodoviária de Manaus começa nesta quinta-feira

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) inicia, nesta quinta-feira (08/07), a operação de testagens de detecção para Covid-19 no Terminal Rodoviário de Manaus. Os passageiros recém-chegados à capital serão abordados e convidados a realizar, voluntariamente e gratuitamente, exames RT-PCR e teste de antígeno.

Esse é o terceiro ponto de testagem de passageiros em Manaus. A operação conta com bases de detecção do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes e no Porto de Manaus. As testagens constituem a Vigilância Genômica do Amazonas, ferramenta para análise do cenário epidemiológico de Covid-19 no Estado, incluindo o monitoramento de amostras para detectar variantes do vírus.

De acordo com o diretor-presidente da FVS-RCP, Cristiano Fernandes, o novo ponto fortalece a operação de testagens e oportuniza o monitoramento de passageiros, que transitam vindos dos municípios do interior do Estado e até de outros estados. “O novo coronavírus permanece circulando em todo o país e as testagens são ferramentas importantes para identificar os casos, isolá-los e evitar a disseminação da Covid-19”, afirma.

A coordenadora da operação de testagens e gerente da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss/FVS-RCP), Evelyn César, explica que, caso um exame apresente resultado positivo para Covid-19, a amostra nasofaríngea segue para sequenciamento genético, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Amazônia), para identificar qual o tipo de variante do vírus. “Os testes também servem para termos ciência sobre quais variantes estão circulando no Estado”, completa Evelyn.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes