Ir para o conteúdo

Teatro Amazonas passará por modernização de sistema de combate a incêndios

Um dos marcos históricos da capital amazonense, o Teatro Amazonas vai passar por serviços de adequação e modernização dos sistemas de combate a incêndio, pânico e proteção a descargas atmosféricas. Com a licitação concluída, as obras devem ser iniciadas em janeiro de 2020, totalizando um investimento de R$ 2,1 milhões, viabilizados a partir da parceria entre o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

As obras serão realizadas pela Construtora Biapó Ltda. e visam a aprimorar os sistemas de proteção do prédio, que é Patrimônio Cultural do Brasil, preservando a arquitetura neoclássica e a memória da chamada Belle Époque amazônica. Com prazo de conclusão de quatro meses, os serviços serão executados durante período em que o Teatro não terá agenda de espetáculos. Ajustes nos horários de visitação turística do espaço serão informadas ao público previamente, quando necessários.

Adequando o teatro aos requisitos de renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros do Amazonas, as obras no sistema de incêndio incluem a instalação de alarme e mecanismo de detecção de foto e fumaça via wireless (sem fio). Também será feita adequação da casa de bombas, instalação de exaustão de gases e ventilação forçada, além da instalação do chamado fire ball – dispositivo extintor de incêndios com acionamento automático quando em contato com o fogo. O projeto prevê ainda a implantação de iluminação de emergência e recuperação das demolições ao final.

Nas instalações elétricas do edifício, serão realizadas revisões dos circuitos, com substituição de cabos elétricos, interruptores, tomadas e perfilados. As intervenções preveem a instalação e adequação de quadros de energia, além da mudança dos disjuntores por modelos mais modernos e, ainda, adequação de cabeamento das ligações elétricas. Por fim, as intervenções incluem o melhoramento do Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA): instalação de novo para-raios, manutenção do sistema de captação de descarga e adequação do subsistema de aterramento.

O investimento de mais de R$ 2 milhões para a atualização tecnológica do sistema de combate a incêndio do Teatro Amazonas foi anunciado pelo então secretário especial de Cultura, Henrique Medeiros Pires, durante o encontro 

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes