Ir para o conteúdo

Em alusão ao Dia Mundial da Água, o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) promoveu em sua sede, nesta quinta-feira (22), um debate que reuniu especialistas e servidores, para abordar sobre o uso correto da água. Incentivadora das auditorias ambientais realizadas pelo TCE, a conselheira-presidente, Yara Lins dos Santos, abriu o evento ressaltando a importância da preservação da água.

“Acredito que a água seja nosso mais valoroso ativo. Dessa forma, merece toda atenção e cuidado necessários, dada sua grande importância na vida das pessoas e no equilíbrio dos ecossistemas. Na data de hoje, é importante lembrar a população sobre a necessidade de cuidado e preservação deste bem tão valioso”, afirmou.

Organizado pela presidência, Ministério Público de Contas e o Departamento de Auditoria Ambiental, o debate teve entre suas discussões o uso da água pelas populações, o saneamento básico nas áreas urbanas, a qualidade da água e a Bacia Amazônica. A mediação das palestras ficou a cargo do procurador de contas do MPC, professor-mestre Ruy Marcelo Alencar de Mendonça, que agradeceu à presidente pelo “apoio em quanto às questões ambientais, fazendo com que exista uma agenda ambiental forte, positiva e próspera no TCE”.
 

Convidado para o debate, o  presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman), Fábio Augusto Alho da Costa, reforçou a preocupação mundial com a preservação dos recursos hídricos e falou sobre o saneamento básico e o que se pretende fazer para melhorar o quadro de hoje na capital.

O professor-mestre da UEA, Rubelmar Azevedo, iniciou sua palestra explicando o funcionamento do ciclo da água, seu tratamento para consumo e o tratamento de esgoto, além de fazer uma análise das necessidades de saneamento básico e infra-estrutura em Manaus.

O doutor em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Sérgio Duvoisin Júnior, explanou sobre a necessidade de haver monitoramento da qualidade dos recursos hídricos do Brasil, bem como da água que entra pelas fronteiras.

 

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes