Ir para o conteúdo
TCE-AMufamUEAparceriaauditoria

TCE-AM, Ufam e UEA renovam parceria para reforçar auditorias ambientais

A parceria entre o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) e as Universidades Federal do Amazonas (Ufam) e do Estado do Amazonas (UEA) para reforçar as auditorias ambientais realizadas pela Corte de Contas amazonense foi renovada por mais dois anos.

A assinatura da renovação do acordo foi realizada na manhã desta quarta-feira (13), entre o conselheiro-presidente do TCE-AM, Érico Desterro; o reitor da Ufam, Sylvio Puga; e o reitor da UEA, André Zogahib, representado pelo coordenador do convênio pela Universidade, Antônio Mesquita, e pela vice-reitora Katia Couceiro.

O termo de cooperação tem o objetivo de ampliar a capacidade das instituições para a realização de pesquisa, desenvolvimento, fiscalização e outras atividades na área de meio ambiente, por meio da troca de técnicos entre as instituições.

Conforme o acordo, além de as universidades cederem parte do corpo docente para atuação na área de controle ambiental da Corte de Contas amazonense, as partes também poderão desenvolver pesquisas, tecnologias e projetos na área ambiental, entre eles o 3º Simpósio Internacional sobre Gestão Ambiental e Controle de Contas Públicas.

“O Tribunal está sempre aberto a parcerias que venham a contribuir com as nossas ações de controle externo, ainda mais em uma área tão importante como é o setor ambiental, que será reforçada novamente por profissionais renomados nesse setor. Em breve, como fruto dessa parceria, poderemos lançar mais um simpósio internacional que tratará sobre o papel dos Tribunais de Contas nesse âmbito”, destacou o conselheiro-presidente Érico Desterro.

Ao assinar a renovação da parceria, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, lembrou que a instituição acadêmica realiza estudos, por meio de teses de mestrado e doutorado, sobre meio ambiente e impactos ambientais e que, assim com o TCE, busca a melhoria da qualidade de vida.

“Na medida que o recurso é bem fiscalizado pelo Tribunal e está sendo bem gasto, está se garantindo a melhoria da qualidade de vida da população. E na medida que a UFAM faz estudos ambientais que vem a responder a demandas da sociedade, nós também estamos melhorando a qualidade de vida das pessoas”, completou.

A vice-reitora da UEA, Kátia Couceiro destacou os ganhos possibilitados pela parceria entre as universidades e a Corte de Contas. “Essa é uma excelente parceria pois, por meio do intercâmbio de conhecimentos, podemos desenvolver ações e projetos para potencializar a preservação e, em casos mais específicos, a possibilidade de punição após denúncias, do mau trato ao meio ambiente”, destacou.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes