Ir para o conteúdo

TCE-AM inaugura módulo do Museu com reprodução do 1º Plenário da Corte de Contas

A comemoração dos 70 anos do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), nesta quarta-feira (14), foi marcada pela inauguração do primeiro módulo do Museu do TCE-AM que retrata o plenário inicial do Tribunal, em 1950.

“Este museu foi concebido no sentido maior de que as lições do passado não podem ser olvidadas, assim como atrajetória das instituições,merecem registro comprometido com a verdade, de modo que, ao mesmo tempo em que servem para rememorar os feitos, sinalizem para o futuro com marcas significativas do presente", afirmou o presidente do TCE-AM, conselheiro Mario de Mello.

A solenidade foi realizada de forma híbrida, com autoridades presencialmente na Corte de Contas e em um ambiente virtual, além de ser transmitida, ao vivo, pelas redes sociais da Corte de Contas.
A primeira parte da exposição fez uma releitura do plenário da primeira sede da Corte de Contas, que era situada na praça Dom Pedro II, antigo Lugar da Barra, o Palácio Rio Branco, no Centro de Manaus.

Durante a solenidade foi lançado, em parceria com os Correios do Brasil, o selo e o carimbo comemorativo dos 70 anos do TCE-AM.

“A inauguração do Museu é uma resposta à necessidade de resgatar a memória do Tribunal. O projeto atravessou os demais presidentes, cada um dando sua contribuição até chegar finalmente na tão aguardada inauguração. Graças à sensibilidade do presidente Mario de Mello, que soube perceber o momento oportuno para concretizar este feito, o Museu é, sem dúvidas, um marco na celebração dos 70 anos do TCE”, afirmou Josetito Lindoso, chefe do Departamento de Pesquisa e Memória do TCE-AM.

O evento contou com a presença do governador do Amazonas, Wilson Lima, e do prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.  A servidora aposentada Olga Israel do Nascimento participou da solenidade representando os servidores ativos e inativos da Corte de Contas.

Publicidade ATEM
Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade BEMOL
Publicidade UEA

Mais Recentes