Ir para o conteúdo

Tapauá investe na educação em saúde para prevenir doenças

Investir na educação da população para evitar doenças. Essa é a nova ordem na Prefeitura de Tapauá, que intensificou esta semana o programa Saúde na Escola, levando uma equipe multiprofissional para um verdadeiro mutirão nas escolas do município. Os estudantes receberam a visita de médicos, enfermeiros, odontólogo, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo, educador físico, assistente social e a turma da gerência de endemias, que levou informação sobre prevenção das duas doenças com mais incidência na população: a dengue e a malária.

“Quanto mais informação a população tem sobre a prevenção de doenças, menos casos teremos para tratar no sistema de saúde pública do nosso município. Isso é planejamento. Isso é compromisso com a população”, afirma o prefeito José Bezerra Guedes, o Zezito, garantindo que o trabalho nas escolas será mantido ao longo de todo o seu mandato. “A ideia é transformar essa ação de saúde em política pública permanente em Tapauá”, completa.

A ação coordenada pela Secretaria de Saúde de Tapauá já tem um calendário mensal focado na prevenção de doenças. “Entendemos que a educação é fator predominante para a prevenção, pois reduz a vulnerabilidade social. Hoje, infelizmente, ainda tratamos doença, ao invés de promovermos saúde. Ou seja, tratamos o efeito, quando o certo é combater a causa. Esse trabalho de educação em saúde junto à população, com certeza, mudará esse quadro”, explica o secretário Municipal de Saúde, Januário Neto.

Publicidade TCE
Publicidade CIESA
Publicidade UEA

Mais Recentes